Na manhã desta segunda-feira (26), a Comissão do SIMASE (Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo) de Assis Chateaubriand se reuniu para discutir a construção do novo Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, que irá vigorar entre 2025 e 2028. A iniciativa busca atender às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), revisando a estrutura atual dos serviços ofertados e propondo ações para qualificar ainda mais o atendimento prestado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.
O plano está sendo construído de forma participativa, com a colaboração de representantes de diversas políticas públicas e órgãos do município. A base para sua elaboração inclui o levantamento e a análise de dados realizados pela equipe técnica do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, responsável pela execução do Serviço de Proteção Social Especial a Adolescentes.
A secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, destacou a importância do plano como instrumento de organização e fortalecimento da rede de atendimento: “Este plano é um direcionamento importante para o desenvolvimento de ações integradas entre os setores de educação, saúde, assistência social, trabalho e demais áreas, no atendimento aos adolescentes.
Segundo ela, as ações previstas buscam otimizar os recursos disponíveis, fortalecer a articulação entre os serviços e implementar estratégias eficazes de prevenção ao cometimento do ato infracional, promovendo um atendimento mais humanizado e eficiente.