Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Jesuítas promoveu ações de conscientização nas escolas municipais Padre Felipe Sierra Ruiz e Teotônio Vilela (Carajá). A iniciativa teve como objetivo levar informação e orientação às crianças sobre os cuidados com o próprio corpo e os caminhos para buscar ajuda em casos de violência.
Durante as palestras, conduzidas de forma breve e didática, os alunos foram orientados a identificar comportamentos inadequados, compreender os limites do toque e reconhecer quando algo não está certo. Um dos principais focos foi ensinar as crianças a quem recorrer caso se sintam ameaçadas ou sofram algum tipo de abuso.
A ação também reforçou a importância da denúncia como forma de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Casos de suspeita ou confirmação de violência podem – e devem – ser denunciados aos professores, à direção escolar, ao Conselho Tutelar ou diretamente pelo Disque 100, canal nacional e gratuito que funciona 24 horas por dia.
O combate à violência infantil é uma responsabilidade coletiva. Falar sobre o tema de forma clara e acessível é fundamental para prevenir abusos e proteger quem ainda não consegue se defender sozinho.