A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (22), durante entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência, em Brasília, com a participação do Ministro Wolney Queiroz, da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, presidente dos Correios, Juliana Picoli Agatte, e do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
A ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias. Com mais de 4.730 agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios assumem o papel de facilitadores do acesso a esse tipo de serviço, promovendo inclusão social e garantindo atendimento humanizado e seguro, em uma iniciativa que reforça a importância da estatal como braço do Governo Federal a serviço da sociedade.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Atendimento gratuito e acessível Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão: • Consultar se há descontos associados em seus benefícios; • Contestar descontos não autorizados; • Confirmar a autorização de algum desconto; • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias); • Analisar e contestar a documentação enviada por associações; • Receber orientações impressas com protocolo de atendimento. |