Na semana passada o município de Assis Chateaubriand sediou, no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, realizado no âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação (MEC).
O evento fez parte das ações formativas do CNCA e representou uma importante oportunidade de formação continuada para professores da Educação Infantil, com foco na leitura, escrita, linguagem oral e no acesso à cultura escrita por crianças de 4 e 5 anos.
O LEEI é um Programa que visa fortalecer as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil, contribuindo para a construção de ambientes de aprendizagem que valorizem a linguagem e a leitura desde os primeiros anos escolares, preparando os alunos para o sucesso no processo de alfabetização e ao longo da trajetória escolar.
O seminário teve abrangência regional, reunindo participantes dos sete municípios que integram o Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand: Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Tupãssi. A expressiva participação evidenciou o compromisso dessas redes municipais com a formação docente e a qualidade do ensino na Educação Infantil.

O Evento foi prestigiado com a presença de diversas Autoridades, dentre as quais: Prefeito Jesuítas Edicarlos Grizotto de Oliveira e a representante do Prefeito de Formosa do Oeste Rosileia Lobo Penido;

Das Secretárias de Educação dos Municípios participantes: Fátima Aparecida Sobral Silva de Assis Chateaubriand; Sandra Maria Gonçalves da Conceição de Brasilândia do Sul; Jucélia Rosangela Mauloni Cavalheiro de Formosa do Oeste; Adriano Rodrigo de Faveri de Iracema do Oeste; Edna Maria Camargo Fabri de Jesuítas; Gevaine Débora Brustolin Lima de Nova Aurora; também com a presença da Representante do Núcleo Regional de Educação, Professora Rafaela Augusta de Souza.
A programação contou com a palestra da professora Dra. Marciana Pelin Kliemann, que abordou o tema “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, além de apresentações de boas práticas pedagógicas realizadas por professoras que participaram da Formação Continuada LEEI 2024/2025: Michelli Gonçalves Ribeiro Pacheco;Caroline Vieira Schmitt; Telma Aparecida Pasqualato Feroldi Martelo; Eliene Chaufrer; Luciani de Fátima Gilo Dutra
Houve também, uma mostra de trabalhos pedagógicos, com banners e materiais didáticos confeccionados e implementados no decorrer da formação, apresentados por diversas professoras de educação infantil da região.




As apresentações culturais enriqueceram ainda mais o evento, com destaque para: Alunos da Escola Municipal Dr. Paulo Pimentel (Assis Chateaubriand), encenando a história “Chapeuzinhos Coloridos”, dos autores Marcus Aurelius Pimenta e José Roberto Torero, sob orientação das professoras Roselaine Aparecida Morilha Rodrigues e Rosângela Aparecida da Silva Campos. A escola é dirigida pela professora Celma Aparecida da Costa; Professora Vanuza Peternela Salamoni, do CMEI Arco-Íris (Formosa do Oeste), com a história “A Pequena Sereia”; Professora Maria Suzana da Silva Santos, do CMEI Sonho Mágico (Jesuítas), com a apresentação de “Maria Marinheiro”.

O sucesso do evento foi resultado da organização e mobilização das professoras formadoras do LEEI: Silvana Luchetti Moro Segalla; Vania Marques de Lima Leite; Núbia Rocha de Oliveira; Josiane da Silva Moreira
E das articuladoras Renalfa regional e municipais: Professoras Maria Casagrande e Adriana Miranda Teles de Souza (regional); Renata Paula Alves Selhorst de Assis Chateaubriand, Sônia Bueno da Fonseca de Brasilândia do Sul, Lucilene Aparecida da Silva Oliveira de Iracema do Oeste, Eliane Vieira dos Santos da Silva de Nova Aurora, Jéssica Renata da Silva de Tupãssi, Keila Aparecida Lopes Godelunas de Jesuítas e Sabrina Thais Vieira Santos Senkowski de Formosa do Oeste (municipais)

Cabe destacar, que a formação LEEI e a realização do seminário são ações que só se tornaram possíveis com o comprometimento das Secretarias Municipais de Educação, e a Cooperação Pedagógica do Núcleo Regional de Educação, fundamentais para garantir a efetividade do programa e o alcance de seus objetivos.
O Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil demonstrou que o investimento na formação de professores é um passo essencial para garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares. Ao reunir diferentes municípios em torno de um propósito comum — o fortalecimento de ações de Leitura e Escrita na Infantil — o evento reforçou a importância da cooperação entre gestores, formadores e professores.
Sendo assim, pode-se observar que a troca de experiências, o compartilhamento de práticas exitosas e o envolvimento das comunidades escolares reafirmam o compromisso coletivo com o desenvolvimento integral das crianças e com a construção de um futuro mais justo por meio da educação.

