Presidente da AMP, Marcel Micheletto, lidera comitiva de lideranças do Estado a Brasília
A XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior encontro de gestores municipais das Américas, começa na segunda-feira (19/05) já com a confirmação das presenças de cerca de 600 participantes do Paraná. A comitiva do Estado será liderada pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto.

Da abertura oficial da XXVI Marcha, no dia 20/05, às 9h, deverão participar o presidente Luiz Inácio da Silva; e os presidentes da Câmara Federal, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. No mesmo dia, às 17h30, a AMP promoverá reunião com os 33 deputados federais e senadores da bancada do Estado, no Anexo II da Câmara Federal.
SUSTENTABILIDADE FISCAL E MULHERES
Outro tema relevante do segundo dia da XXVI Marcha a Brasília dos Municípios será uma palestra sobre “Sustentabilidade Fiscal e Previdenciária dos Municípios – Importância da PEC 66/2024, às 15h, que permite que municípios parcelem suas dívidas com a Previdência.
Também no dia 20/05, às 15h, a vice-prefeita de Assis Chateaubriand e primeira-dama da AMP, Franciane Micheletto, representará todas as vice-prefeitas dos municípios brasileiros no “Painel Mulheres Municipalistas”. Além de Franciane, participarão do painel a fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas, Tania Ziulkoski; a presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha; a representante do MMM no Paraná e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; a prefeita de Andradas (MG), Margot Navarro Pioli, representante do MMM em Minas Gerais e das prefeitas brasileiras; e ainda as deputadas federais Delegada Ione e Soraya Santos.
REFORMA TRIBUTÁRIA E PAUTA MUNICIPALISTA
No terceiro dia (21/05), às 9h, o destaque será a palestra sobre “Reforma Tributária – Atuação do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços)”. Finalmente, o terceiro dia do evento terá como destaque o debate sobre a pauta municipalista, no Congresso Nacional, às 14h. O evento será encerrado no dia 22/05, às 11h45, com a leitura da Leitura da Carta da XXVI Marcha.
Marcel Micheletto destaca a importância do encontro. “Será uma ótima oportunidade para a troca de experiências e a discussão de temas importantes da agenda municipalista entre os prefeitos e prefeitas do Paraná, que é protagonista do movimento municipalista brasileiro”, avalia o presidente da AMP.