Recentemente, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Família Acolhedora, realizou um Encontro Temático com as Famílias Acolhedoras. A psicóloga Letícia Zanete foi a responsável por conduzir a fala, trazendo um resgate histórico sobre a importância do vínculo no acolhimento de crianças e adolescentes.
Historicamente, o tema vínculo não era amplamente discutido pelas famílias dos nossos antepassados, que muitas vezes acolhiam crianças sem uma reflexão aprofundada sobre o impacto emocional dessa relação. No entanto, a partir de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o tema passou a receber uma atenção especial, reconhecendo a importância de estabelecer laços afetivos sólidos para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, principalmente as que estão em situação de acolhimento.
A psicóloga explicou as famílias acolhedoras que, ao fortalecer esses laços, contribuímos para o desenvolvimento de crianças mais confiantes, resilientes e capazes de construir relacionamentos saudáveis no futuro e que no acolhimento o vínculo é fundamental para garantir que a criança se sinta segura, amada e protegida, promovendo seu bem-estar emocional e psicológico. A construção de uma relação de confiança entre a criança e a família acolhedora é um processo que exige dedicação, paciência e sensibilidade por parte de todos os envolvidos.
A secretária da Assistência Social, Susana Borella, reforçou a importância de que as famílias acolhedoras estejam preparadas para criar esses laços, entendendo que o vínculo não é apenas uma consequência do acolhimento, mas uma ferramenta essencial para o sucesso dessa experiência, reconhecendo que o vínculo é uma peça-chave nesse processo de cuidado e proteção.
O serviço de acolhimento Familiar está situado em anexo à Secretaria de Assistência Social e da Mulher na Avenida Cívica s/n, Jardim América. Contatos pelo 35288408 ou whatsapp 9 91536532.