Uma foto tirada pelo Cesar da funerária de Tupãssi no cemitério municipal, mostra uma formação de nuvens, um círculo, de onde a impressão e que uma corrente de vento forte circula nessa área.
“Boa noite, olha só o que vimos hoje, assustador, parece filme, mas é real, parece um vulcão de ponta cabeça”, comenta Pedro, morador do Jardim Paraná.
“Isso ocorrendo agora aqui no cemitério de Assis coisa muito estrada, nuvens que da até medo”, comentou Cristiano.
Após essa formação, ventos fortes atingiram a região oeste, entre eles, na rodovia que liga Assis Chateaubriand a Toledo, vários galhos espalhados pela rodovia.
O pavilhão do produtor do Ceasa de Cascavel também teve danos com o temporal, um conjunto de folhas de zinco derrubado, que ao sair da estrutura atingiu dois carros, uma Kombi e um caminhão. Os quatro veículos ficaram danificados com o incidente.
“É uma nuvem de tempestade com formação de nuvens tipo shelf cloud (traduzida em português como nuvem prateleira – tradução literal). As franjas (que são as shelf clouds) delimitam os contornos de uma área de rajadas de vento produzidas pelo escoamento descendente (vento mais frio gerado no interior da nuvem pelo arrasto do ar devido a queda da chuva no centro da tempestade). A formação deste evento está um tanto irregular, buscando no google você acha muitos outros exemplos similares. Como tempestade impressiona e pode causar problemas localmente, mas não é raro e acontece em condições meteorológicas como visto hoje”, relata Marco Jusevicius,