O Dia das Mães está chegando e a data não passa despercebida, ao contrário, é uma das mais comemoradas no ano e são comuns comemorações entre as famílias com presentes e homenagens.
Devemos nos atentar para o bem-estar das mamães. A saúde mental deve merecer lugar de destaque, uma vez que o desequilíbrio materno é sentido por todos ao redor. Essa temática tem sido muito discutida nos últimos anos. O lado desgastante da maternidade tem se sobreposto ao romântico.
O amor pelos pequenos é incondicional, desde o ventre materno. As surpresas vêm após o nascimento com as noites mal dormidas, a correria do dia a dia devido à dedicação total ao pequeno ser que depende do adulto para tudo. Falta tempo até para se alimentar adequadamente e tomar banho sem ter que sair correndo por conta dos choros do bebê. Sem contar que, passada a fase de bebê, outras fases se sucederão, cada uma com seus desafios.
O amor incondicional submerge e se mistura aos sentimentos de culpa, irritação e esgotamento físico e mental.
Para evitar que os transtornos mentais apareçam, causando problemas adicionais indesejáveis, é melhor que as mamães tomem algumas medidas preventivas.
Conversar faz bem. Trocar experiências com outras mães é uma forma de compreender que você não é a única no mundo que está passando por certas dificuldades. Partilhe seus sentimentos e angústias e os conselhos dos demais em como enfrentar as suas dificuldades.
Ouse se autoconhecer melhor para manter os pensamentos equilibrados. Tenha clareza sobre seus limites, forças e fraquezas e o que a tira do sério para evitar e administrar as situações limitantes sem afetar as crianças.
Cuide da saúde e do corpo. A alimentação saudável e o cuidado do corpo revelam o cuidado que a mulher está tendo consigo mesma. Corpo saudável é o sustento de uma mente saudável.
Reserve um tempo para si, faça algo de que goste, relaxe. Escolha um momento para não ser somente uma pretensão, mas, se torne uma prática. Por exemplo, após colocar os filhos para dormir, leia um livro, faça uma arte manual, assista a um filme ou ouça músicas agradáveis, desde que a escolha respeite seus interesses.
Quem deseja manter a mente saudável precisa cuidar bem dela e a terapia é algo que pode ajudar na busca pelo autoconhecimento, manutenção de pensamentos equilibrados e reconhecimento de suas forças e fraquezas. Você não precisa ser a mãe maravilha, superpoderosa. Cuide de si mesma, seu bem mais precioso. Assim, conseguirá ofertar o seu melhor aos outros. Feliz dia das Mães!
Silvana Pedro Pinto é psicóloga. Atende crianças e adultos na Clínica Bambini. |