Cidade conhecida por sua hospitalidade e inovação social, Assis Chateaubriand foi agraciada com o Prêmio de Inclusão Socioeconômica – Edição 2025, ocupando o primeiro lugar em nível nacional. Este reconhecimento, recebido em Brasília no dia 30 de abril, destaca as práticas exemplares e o compromisso do município com a promoção da inclusão produtiva das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal durante o período de 2023/2024.
O prêmio, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo valorizar a responsabilidade social e o compromisso de diversos setores da sociedade. Inclui gestores públicos, entes federados, instituições e empresas públicas e privadas que se dedicam a iniciativas voltadas à superação da pobreza e à redução das desigualdades sociais no Brasil.
A cerimônia contou com a presença de representantes do município de Assis Chateaubriand, incluindo Solange Aparecida Malagute Tavares, superintendente de Administração e Finanças, e Susana Borella, secretária de Assistência Social e da Mulher.
O prefeito Marcel Micheletto, destacou a importância do prêmio como um incentivo para continuar investindo em políticas públicas que promovam a inclusão e a equidade. Segundo ele, “o reconhecimento nacional não apenas valida os esforços realizados, mas também serve como motivação para intensificar nossas ações em prol de um futuro mais justo e inclusivo”, ressaltou Micheletto
O Prêmio de Inclusão Socioeconômica reafirma o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com políticas bem-sucedidas e um engajamento ativo da comunidade, Assis Chateaubriand demonstra que é possível transformar realidades através da inclusão social e econômica.
A entrega contou com a presença do vice-presidente da república Geraldo Alckmin e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias.