A ansiedade é o mal de todos os tempos, que cada vez mais afeta pessoas das mais variadas classes. Uma doença presente, que pode se tornar crônica, um tipo de distúrbio que vem, se aloja e fica. Ansiedade é o estrangulamento das emoções, a asfixia da alma, o pânico da mente. Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação intensa, excessiva e persistente. É medo de situações embaraçosas do cotidiano, movidas por insegurança e nervosismo agudo. Apesar de ser uma reação natural do corpo, diante dos eventos presentes ou futuros, ela pode virar um adoecimento quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. A ansiedade é inútil aos planos, é uma das questões que mais prejudica a qualidade de vida das pessoas nos tempos atuais.
Nem sempre é fácil discernir, e o que se sente, se é ansiedade ou algo diferente. É sim, algo que vai acontecendo, um ladrão que vai roubando sua alegria e sua paz, gerando em você vários sintomas internos e externos. Muitas pessoas, em meio a uma crise de ansiedade, pensam que estão tendo um ataque cardíaco ou até mesmo um AVC.
De acordo com a OMS, cerca de 730 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. O remédio para a ansiedade é reconhecer que não tens forças suficiente para carregar esse fardo pesado. É reconhecer que é preciso aprender a controlar sentimentos e emoções e manter a calma. Usar técnicas do relaxamento que buscam desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais, e se persistir os sintomas a procura pela ajuda de um profissional da área se faz necessário. Entretanto, além da ajuda de um profissional, eu em particular, apresento para aqueles que acreditam, Jesus Cristo, pois Ele pode aliviar de vez este fardo, pois está escrito: “Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, que Ele tem cuidado de vós. 1ª Pedro 5:7”. Um cuidado que vai além de toda e qualquer expectativa humana, é um mistério, e, são várias as pessoas que encontraram a cura da ansiedade e outros males, por meio da fé.
A ansiedade, não é somente um sintoma psíquico que afeta o corpo diante das adversidades que a vida apresenta, mas um tipo de inquietação na alma, isto é, são indícios que nascem de dentro pra fora, daí o salmista dizer: ‘Porque estás abatida ó minha alma, porque te perturbas dentro de mim’? Espera em Deus, Ele é meu auxílio, e Deus meu!
A sociedade sempre teve dificuldade de entender a cura através da fé, embora algumas pessoas passarem por esta experiência, ainda assim há uma forte resistência por parte de alguns. ‘Ora a fé e a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem’ Eu posso ajudar você!
Roberto Cosme dos Santos é sociólogo, bacharel e Teologia com especialização em Psicologia Pastoral, terapeuta, palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |