Com o passar dos tempos, percebe-se como o ser humano vem perdendo a capacidade de usar seus próprios recursos naturais, ligados ao seu intelecto, e seu raciocínio. Dotes naturais os quais como vocação, ou aquilo que ele por si só, aprende ao longo da vida, como raciocinar e pensar corretamente.
Raciocinar é descobrir com base nas próprias ideias e experiências, soluções para problemas novos, analisando-os e tentando resolvê-los dentro de uma brevidade de tempo, usando seus próprios recursos, experiências e conhecimentos. Entretanto, o que se vê no homem moderno é a dificuldade de raciocínio. Dificuldade de pensar de forma correta na busca de solução de problemas, nas mais variadas áreas.
É bem verdade que a tecnologia tem nos auxiliado o tempo todo e de forma bem expressiva, mas ainda assim, o que eu não posso deixar em hipótese alguma, é de usar meus próprios recursos, meu raciocínio e meu intelecto. A dependência da IA, que doravante é a proposta, corre o risco de cada vez mais inibir esse dote natural, que é pensar, raciocinar corretamente, passando assim, a depender totalmente da tecnologia.
Há em cada um nós, questionamentos constantes em busca de respostas e resultados prontos que possam satisfazer nossos anseios, nas mais diversas áreas da vida. Vejam que o raciocínio próprio vem sendo esquecido e perdendo o sentido no dia a dia na vida do homem, pois torna-se mais prático copiar do que criar ou extrair respostas do seu próprio intelecto.
A lógica e raciocínio são termos intimamente relacionados; é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados e suas regras, isto é: expor, explicar, dizer e manifestar. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo ela, uma ferramenta do correto pensar. É o processo de estruturação do pensamento, de acordo com as normas da lógica, que permite chegar a uma determinada conclusão na resolução de um problema, trazendo respostas a contento. Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. A lógica tem origem na palavra grega ‘logos’, que significa razão, argumentação ou fala. Muitos tem negligenciado essa riqueza intelectual que todo homem tem como parte que foi lhe dada por seu Criador, e poucos tem se apropriado dessa vasta inteligência.
Vivemos numa sociedade que precisamos de pensadores com ideologias corretas e propostas novas que sejam coerentes com a vida. Precisameos de homens e mulheres com raciocínio lógico por uma sociedade melhor e mais humanizada, onde a razão embasada no conhecimento próprio, possa proporcionar a todos, nas mais diversas áreas da vida, aquilo que vem como clamor da sociedade.
Roberto Cosme dos Santos é teólogo e sociólogo com especialização em Psicologia Pastoral; terapeuta, palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |