Nesta quinta-feira (24), Assis Chateaubriand realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos, realizada no Centro de Convenções. O evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, trouxe à tona discussões relevantes sobre o envelhecimento na sociedade contemporânea.
Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência buscou aprofundar o debate sobre a inclusão social e os direitos dos idosos. A palestrante convidada, Karen Gleice Fracaro, destacou a importância de se considerar a diversidade cultural no processo de envelhecimento e a necessidade urgente de promover equidade e participação ativa dos idosos na sociedade.
Solange Aparecida Malagute Tavares, Superintendente de Administração e Finanças, ressaltou a relevância da conferência como um espaço de diálogo e construção coletiva. “É fundamental que discutamos políticas públicas eficazes que garantam os direitos dos idosos, promovendo um envelhecimento digno e participativo”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Susana Borella, destacou o compromisso da administração municipal com a causa dos idosos. “Nosso objetivo é fortalecer as ações voltadas para o bem-estar dos idosos, garantindo que seus direitos sejam respeitados e ampliados”, disse Borella.

O presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Rinki, enalteceu o papel do evento na conscientização da sociedade sobre os desafios enfrentados pelos idosos. “Precisamos unir esforços para construir uma sociedade onde os idosos sejam valorizados e respeitados”, declarou Rinki.

Representando os idosos no Conselho do Idoso e a Comissão Organizadora da Conferência, dona Fani Tereza Magalhães Pereira e o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rogério Yudi, marcaram presença e contribuíram com suas experiências e perspectivas para enriquecer o debate.
Durante o período da tarde, os participantes se dividiram em cinco grupos, onde diversos eixos foram debatidos. As discussões giraram em torno de temas como saúde, inclusão social, acessibilidade e direitos humanos. As propostas elaboradas pelos grupos foram posteriormente apresentadas a todos os participantes, e colocadas em apreciação.
Além das discussões, a conferência também contou com apresentações culturais que celebraram a diversidade e o legado cultural dos idosos. As atividades culturais proporcionaram momentos de integração e valorização das experiências vividas pelos participantes ao longo dos anos.
Foram eleitos como representantes governamentais Andreia Neves, como titular, Juliana Scalcon como suplente e Suely Papke e Maria Oliva, não governamentais, e assim irão representar o município na Conferência estadual que acontece no final do mês de agosto em Foz do Iguaçu.