Na última quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário, pelo reconhecimento ao trabalho em atividades socioculturais e de caráter comunitário, que de alguma forma fazem a diferença em prol da comunidade.
E um dos homenageados foi o Soldado PM Veterano Vanderlei Soares da Silva, que recebeu a medalha das mãos do Subcomandante-Geral da PMPR Coronel Paulo Henrique Semmer, em reconhecimento ao Projeto Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas.
Idealizado pelo Sd. Silva, o projeto teve início em 2008 na cidade de Cafelândia, quando foi realizado pela primeira vez para alunos do CMEI João XXIII. Desde então nesta escola (com exceção do período de pandemia) as ações educativas foram realizadas todos os anos. Em 2011 se estendeu para a Comarca de Corbélia. E em 2024 o projeto também foi realizado nas cidades de Nova Aurora e Assis Chateaubriand.
A ação tem como foco educar para o trânsito, de forma a promover a segurança e a conscientização desde cedo. Em sala de aula as crianças recebem importantes informações sobre segurança e funcionalidade do trânsito. Sendo que, uma semana depois, os PMs então retornam, e as crianças com idade entre 5 a 8 anos, participam de uma atividade prática na frente das escolas, em um ambiente controlado, em que elas vestem roupinhas semelhantes ao fardamento da PMPR e vão para as ruas “fiscalizar” em uma blitz educativa.
O Soldado Silva hoje se encontra reformado, mas continua a frente do projeto, desempenhando os trabalhos com muito amor e dedicação, tendo suporte do efetivo do 31º BPM. “Para nós é motivo de alegria esse reconhecimento, parabenizamos o brilhante trabalho realizado pelo Soldado Silva. São ações como esta, que fazem a diferença e colaboram para que tenhamos motoristas conscientes e um trânsito mais seguro”, destaca o Comandante do 31º BPM Tenente-Coronel Henrique Plasse.