Promover o desenvolvimento no campo por meio das atividades de diversificação é uma das premissas da Copacol, e divulgar os nomes dos produtores que se destacam pela boa performance, é uma forma de valorizá-los e incentivá-los ainda mais na contínua busca pelos melhores resultados em suas atividades, por isso confira quais são os melhores produtores das integrações no mês de março.
SUINOCULTURA
Na atividade suinícola, os melhores resultados de IEP do mês foram alcançados pelos cooperados: Silvio dos Santos, de Cafelândia, com o expressivo índice de 649 pontos, ele foi o campeão do mês. Na segunda colocação, empatados, aparecem a produtora de Jesuítas, Anelise Jasper, e o suinocultor de Formosa do Oeste, Mario Pacheco, com 627 pontos. Em terceiro, Claudemir Ariati, de Cafelândia, com 624; em quarto, Agenor Hellmann, de Nova Aurora, com 621; em quinto, empatados, os cooperados Rodrigo Grigio, de Nova Aurora, e Valdir Nunes, de Cafelândia, com 616 pontos.
O suinocultor destaque, Silvio dos Santos, comemora com muito orgulho o expressivo resultado que, segundo ele, é fruto de muito trabalho da família na propriedade, da equipe técnica que o auxilia no dia a dia nos manejos, bem como de toda a cadeia produtiva da Cooperativa.
Com a terminação de 600 suínos por lote, Silvio agradece à Copacol pela oportunidade de fazer parte do grupo de produtores que integram a Integração da Copacol com a Central Frimesa. “Esse resultado é motivador, e aumenta ainda mais o nosso compromisso e reponsabilidade com o produtor que estamos entregando, pois será transformado em carne e ajuda a alimentar muitas pessoas, por isso temos que fazer a nossa parte aqui na ponta da cadeia”, destaca o suinocultor destaque
AVICULTURA
Prestes a completar 43 anos, a avicultura tem papel de destaque com o maior número de produtores da Cooperativa, e no mês de março os melhores resultados foram obtidos pelos cooperados: Renato da Silva Tonelli, de Jesuítas, que foi o campeão do período com 518 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva); na segunda colocação está o avicultor Agenor Thomé, também de Jesuítas, com 514 pontos; e, fechando a lista dos melhores com o terceiro melhor índice, está o cooperado de Cafelândia, Valter Pitol, com 509 pontos. O índice médio de março fechou em 440 pontos.
PISCICULTURA
Na terminação de tilápia, a conversão alimentar dos peixes é um indicador determinante para apontar os resultados aos produtores. Neste critério de avaliação, confira quais foram os destaques: o piscicultor cafelandense Sidney de Mattia se destacou com 1,29 kg e ficou com o título de melhor do mês. O vice-campeão foi o produtor de Assis Chateaubriand, André Fernando Pelanda, com 1,32 kg, e, fechando o ranking, em terceiro lugar aparece o cooperado Ivan dos Santos Lotti, de Nova Aurora, com 1,33 kg.
BOVINOCULTURA DE LEITE
As melhores produtividades de leite por vaca entregues pelos produtores em março foram obtidas pelos bovinocultores: Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora, com 37,5 litros; Devair Costa, de Formosa do Oeste, com 33,4 litros; Armindo Zuck, de Cafelândia, com 32,4; Márcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora, com 32,0; Dealmar Eckstein, de Cafelândia, com 31,5; Anderson Hubner, de Nova Aurora, com 29,7; Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, com 27,3; e Flávio Tozzo, de Cafelândia, com 26,5 litros.