O Sicoob Médio Oeste implantou, há 3 anos, o Programa Balde Cheio, em parceria com a Embrapa. Trata-se de uma metodologia de transferência de tecnologia que envolve comunicação e aprendizado coletivo. Para expandir e dar oportunidade a mais produtores, o programa terá reuniões de apresentação em Alto Piquiri e Nova Aurora. Os encontros ocorrerão nos dias 15 e 16 de abril, respectivamente, às 19h30, e contarão com o apoio das prefeituras, entidades e produtores do setor dos dois municípios.
A programação incluirá uma palestra técnica com o engenheiro agrônomo e instrutor do Programa Balde Cheio, João Rosseto Ribeiro Junior, da Embrapa, e uma conversa com Rodrigo Dencati da Cruz, diretor comercial do Sicoob Médio Oeste. Ele abordará todos os contextos e a importância do programa, que acrescentou mais de R$ 1,5 milhão na renda das famílias atendidas no ano passado.
Realidade: Atualmente, o programa envolve 27 produtores rurais de Jesuítas, Nova Aurora, Tupãssi, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Cafelândia e Assis Chateaubriand, atendidos pelo técnico agropecuário do Sicoob, Lúcio Florentino de Carvalho. No dia a dia, ele repassa práticas e processos que tornam as propriedades exemplos de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira nos aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Na região de atuação do Sicoob Médio Oeste, o programa está sendo realizado há dois anos com absoluto sucesso.
Aprendizagem contínua: executado pela Embrapa e instituições parceiras, o Projeto Balde Cheio tem ações em 14 estados, visando a capacitação contínua de técnicos da extensão rural e produtores envolvidos com a pecuária leiteira. O objetivo é transferir, de forma gradativa e sustentável, tecnologias, práticas e processos agropecuários, zootécnicos e gerenciais, com o intuito de melhorar os sistemas de produção e a renda das famílias.