A Casa Branca confirmou no início da tarde desta terça-feira (8) que as tarifas dos Estados Unidos sobre importações da China serão elevadas para 104%.
A informação foi repassada pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, ao jornalista Edward Lawrence, da Fox Business. A nova porcentagem será aplicada a partir de quarta-feira (9).
Na semana passada, como parte do chamado “Dia da Libertação”, quando anunciou tarifas a partir de 10% sobre importações de quase todos os países e territórios do mundo, o presidente americano, Donald Trump, impôs taxas extras de 34% sobre importações da China.
Contando-se um percentual de 20% que já havia sido aplicado antes, sob a alegação de que Pequim não estava fazendo o suficiente para coibir o fluxo de fentanil para os Estados Unidos, a tarifa sobre produtos chineses chegou a 54%.
Pequim respondeu com uma taxa retaliatória de 34% sobre importações dos Estados Unidos, o que levou Trump a fazer uma ameaça: se a China não retirasse essa tarifa até o início da tarde de hoje, aplicaria mais 50% sobre compras do país asiático. Como Pequim não voltou atrás, a Casa Branca anunciou a elevação para 104%.