Em uma sociedade competitiva, materialista, consumista e individualista, onde a mídia incentiva e a promove o tempo todo, não há espaço para prioridades que são extremamente fundamentais na vida das pessoas. Prioridades estas, que devem ser observadas com frequência, como manter equilíbrio e cuidar bem de você mesmo. Quando se fala em saúde mental, sua abrangência é muito maior do que todo bem estar psíquico de uma pessoa. Nem sempre o mal-estar que a persegue é físico ou psicossocial, mas vai muito além desse diagnóstico. A vida é a essência maior em todo ser humano, ela é a vida de Deus em nós e nos proporciona todos os bons momentos; além do ver, ouvir, sentir e estar. Não parece, mas a vida religiosa está inserida neste contexto, através da fé.
A palavra religião, vem do verbo grego ‘religare’, ou seja; religar aquilo que nos dá sustentação para vida. Essa sustentação vem de Deus, através da fé, e o que é a fé? A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Ela faz parte da nossa saúde mental, aumenta a nossa segurança, que é fruto de todo esse conjunto que completa este ser que deve estar ligado a Deus, como sustentador supremo de todas as coisas.
Todo ser humano precisa aprender ter e viver uma mente sadia, e isso se completa com o exercício de uma fé genuína, entretanto, poucos estão conscientes disso. Uma mente sadia nos possibilita viver temperamento equilibrado e controlado. Ao mesmo tempo, leva as pessoas a saírem de situações desconfortantes, embaraçosas e controlar seus impulsos, deixar os maus hábitos e costumes, vícios, brigas, a bem de todos.
Ter uma boa saúde mental não significa que não vai ter problemas dos mais diversos. Mas quando se tem uma mente centrada na fé, com convicção que ela deve estar sempre em primeiro plano na vida, (fé), isto vai proporcionar um viver diferenciado.
A saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional de uma pessoa. A forma como ela reage as exigências da vida, e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Saúde mental e a saúde física, são duas vertentes fundamentais e indissociáveis na vida de qualquer indivíduo, e a fé, fecha e completa esse triângulo de defesa na existência humana. A fé é um dom gratuito de Deus, e sem ela é impossível viver, ao mesmo tempo, agradar a Deus.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com Especialização em Psicologia Pastoral, Terapeuta, Palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |