Pare de embromação, o que vem acontecendo com você tem solução! Ao precisar de ajuda encare a realidade e para de desacordo diante do que vives já algum tempo.
Em determinadas situações, negar-se a si mesmo é o mesmo que deixar de fazer o bem a si mesmo. É, cada vez mais, aumentar seu sofrimento e o desconforto diante do fato. No trabalho como terapeuta, algumas vezes, percebo que o paciente tem dificuldade de expor suas ‘emoções internas’ e quando não consegue expor o que de fato sente, nunca declara a verdade a si mesmo. Confrontação estas que eu as classifico como ‘emoções escondidas’.

Uma vez um homem leproso chega a Jesus e diz: “Senhor, se quiseres podes me curar! Jesus então disse: Quero! Fica limpo! Imediatamente o homem ficou limpo. Essa precisa ser sua atitude, chega de artifícios. Decida por você mesmo, diga eu quero, eu preciso, faça isso sem constrangimento, ajude você, a desatar as cadeias que te mantém aprisionado. Algumas pessoas sabem do problema que estão vivendo, sofrem com o tal, dominadas pelo masoquismo, por falta de uma atitude de coragem. Outras alimentam uma dor sem fim, sabem que precisam, de forma urgente de ajuda para sanar tais dificuldades emocionais, mas não aceitam a realidade existente.
Sobre o fato citado acima, onde o homem chega pra Jesus e pede a cura, saiba que este homem, como tantas outras pessoas na época, viviam escondidas num estado de negação coexistente. O estado de negação é um mecanismo de defesa que começa na mente humana para afastar assuntos muito complicados ou esconder emoções, sentimentos, feridas ou dor, podendo ser também em estado físico. A auto negação é ainda uma maneira de poder se proteger de um determinado mal indefinido, guardando tão somente pra si. Esse tem sido um tipo de comoção e aprisionamento que tem afetado muitas pessoas em nossos dias, inclusive adolescentes e jovens, onde a saída para alguns tem sido deixar de fazer o bem a si mesmo, ou seja, negar-se a si mesmo. Para outros a busca por saída ante a realidade vivida, tem sido o isolamento, a apatia, um estado de alma não suscetível ao sentimento ou interesse e insensibilidade ao caso.
númeras pessoas tem deixado se consumir por este estado de negação. A pergunta é, até quando vai negar-se a si mesmo(a)? Ao assumir a realidade existente e a busca pela ajuda sem embaraços ou artifícios, tornar-se-á uma pessoa livre, e o seu viver será melhor. Pense nisso e viva!
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com especialização em Psicologia Pastoral. Terapeuta, Palestrante, membro as Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatoreobertosantos@outlook.com |