
Chegar aos 50 anos sempre comprometido com um trabalho sério com as causas da população, a fim de que ela receba as informações indispensáveis ao seu integral desenvolvimento, sempre foi a atuação do jornal “O Regional” desde sua fundação no dia 09 de março de 1.975. Prova é, que está há meio século no mercado da comunicação impressa e digital.
Nossa alegria é ainda maior por saber que a história da ZAAMP EXCLUSORA também faz e continuará fazendo parte do arquivo deste jornal. Uma lembrança sempre viva para as novas gerações.
Pelo 50º aniversário, recebe os sinceros parabéns, da ZAAMP

“Uma história escrita é uma história preservada para sempre. E para crescer, nunca podemos esquecer de onde viemos. Por isso, guardamos com orgulho, em nossa parede, o recorte da reportagem feita com meu pai e publicada no ‘Caderno 2’ do jornal O Regional, em 2004. Um registro para que todos possam ver e lembrar.”
ZAAMP ACELERA INOVAÇÃO E SE PREPARA PARA EXPANSÃO GLOBAL


Zaamp: uma empresa familiar, de Iracema do Oeste, que está conquistando o mundo!
Desde sua instalação em Iracema do Oeste, em 2004, Paulo Roberto Galvão, criador do revolucionário método de extrusão de farelo e óleos vegetais, dedicou-se incansavelmente ao aprimoramento de sua invenção. Hoje, após 20 anos a evolução contínua, ele vê sua tecnologia conquistar o mundo.
“Desde o primeiro equipamento até agora, tivemos avanços significativos tanto na mecânica quanto na eficiência industrial. Isso nos permite atender clientes de diferentes portes e necessidades”, afirma Paulo, fundador da Zaamp.
Em recente entrevista ao jornalista Ademir Brito dos Santos, Paula Galvão, filha de Paulo, apresentou todas as etapas da produção das extrusoras e compartilhou os planos de transformar a empresa familiar em uma multinacional.
INOVAÇÃO E VERSATILIDADE NA EXTRUSÃO

Atualmente, a Zaamp fabrica quatro modelos de máquinas extrusoras:
Zampinha – processa 360 sacas de soja/mês;
Z 1500 – processa 720 sacas/mês;
Z 3000 – processa 1.440 sacas/mês;
Zoe – processa 2.880 sacas/mês;
Além da soja, as extrusoras da Zaamp são projetadas para processar diversos grãos oleaginosos, como grão-de-bico, girassol, amendoim, crambe e canola. A mais recente inovação da empresa é a máquina Zoe, que conta com automação completa, permitindo uma operação mais eficiente e com mínima intervenção humana. A Zoe é equipada com sensores inteligentes que ajustam automaticamente os parâmetros de extrusão
extrusão para garantir máxima eficiência e qualidade no processamento dos grãos. Essa tecnologia representa um salto significativo para produtores que buscam aumento de produtividade com controle remoto e conectividade digital.
Outra novidade é a extrusora de milho, que passou por um ano inteiro de testes e agora está pronta para o mercado. O primeiro equipamento já foi comercializado e, em breve, estará operando tanto no Brasil quanto no exterior.
Além das extrusoras, a Zaamp também fabrica equipamentos complementares, como misturadores de ração e ensacadeiras automatizadas, oferecendo soluções completas para os produtores.
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E PRESENÇA INTERNACIONAL
Os produtos da Zaamp se destacam por serem robustos, versáteis e tecnológicos, podendo ser instalados em série para viabilizar projetos industriais personalizados para pequenos, médios e grandes produtores. Além disso, as máquinas são de fácil operação e conectividade, permitindo monitoramento remoto pelo celular e acompanhamento técnico direto da fábrica.
A Zaamp tem presença confirmada nas principais feiras do agronegócio no Brasil e já exporta seus equipamentos para países como Argentina, Paraguai, Colômbia, Guiné Equatorial, Bolívia, Angola e África do Sul. O próximo destino será os Estados Unidos, onde a empresa participará de uma feira internacional em Illinois.
COM GRANDE CONVICÇÃO, PAULA GALVÃO ACREDITA NO FUTURO DA ZAAMP:
“Começamos pequenos, mas estamos prontos para nos tornar uma multinacional.”
Hoje, a empresa emprega mais de 100 pessoas e segue expandindo seu time. Entre os requisitos para novas contratações, estão honestidade, vontade de crescer e compromisso com a inovação. A Zaamp incentiva o aperfeiçoamento profissional e, recentemente, contratou uma professora de inglês para oferecer aulas dentro da fábrica aos sábados. A iniciativa faz parte da preparação da equipe para a internacionalização da empresa.
EXTRUSÃO: TECNOLOGIA ÚNICA NO BRASIL
As máquinas da Zaamp são as únicas no Brasil a realizarem a extração a frio do óleo vegetal e no mesmo equipamento realizar o processamento do farelo. Com um aproveitamento acima 95% onde uma saca de 60 kg de soja, são extraídos 51 kg de farelo e 8 kg de óleo.
O óleo extraído dos grãos pode ser transformado em biocombustível, adjuvante agrícola para pulverização, fonte de energia para nutrição animal, e quando refinado é utilizado para consumo humano, o óleo tem muitas outras finalidades a depender da região. Já o farelo, de altíssima qualidade, rico em aminoácidos sendo um insumo valioso para a nutrição animal, e também podendo ser utilizado nutrição humana.
Com um investimento acessível, o processamento de grãos gera mais autonomia e renda extra para pequenos, médios e grandes produtores. Seja para uso na propriedade ou para comercialização, extrair o máximo dos grãos é sinônimo de eficiência e rentabilidade!”
COMPROMISSO COM O FUTURO
Além do foco em inovação e tecnologia, a Zaamp também investe em sustentabilidade. O processo de extrusão a frio reduz o desperdício de matéria-prima e minimiza o impacto ambiental, tornando-se uma alternativa mais eficiente e sustentável para o setor agroindustrial.
“Nosso objetivo é oferecer soluções que agreguem valor aos produtores, promovendo eficiência, lucratividade e respeito ao meio ambiente”, destaca Paula Galvão.
Com um histórico de inovação, compromisso com a qualidade e visão de futuro, a Zaamp segue firme no propósito de transformar o agronegócio mundial, levando a tecnologia brasileira para novos mercados e impactando positivamente a cadeia produtiva de grãos e óleos vegetais.