
O governador do Paraná, Ratinho Junior, é o mais bem avaliado entre todos os governadores do Sul e Sudeste. Ele tem 81% de aprovação dos paranaenses, contra 62% de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul e Romeu Zema em Minas Gerais, 61% de Tarcísio de Freitas em São Paulo e 42% de Claudio Castro no Rio de Janeiro. Os resultados estão numa pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27).
O governador do Paraná também bate as aprovações de Jerônimo Rodrigues na Bahia (61%) e Raquel Lyra em Pernambuco (51%). Os 81% de Ratinho Junior também são a maior aprovação dele na série histórica da Genial/Quaest, que começou em julho de 2024.
No Paraná, todas as áreas de gestão são bem avaliadas, com destaque para educação, geração de emprego e renda, e atração de empresas. Ratinho Junior tem 66% de aprovação em educação, que é considerada a melhor do Brasil pelo Ideb. Esse é o melhor resultado do Sul e Sudeste.

O governador do Paraná também tem 65% de aprovação nas políticas de geração de emprego e renda e 61% em infraestrutura e mobilidade. Nesses dois casos as avaliações são as mais altas do Brasil entre os governadores analisados.
A pesquisa indica que os paranaenses são os mais otimistas entre os brasileiros com a gestão estadual: 78% acham que o estado está melhor que os demais. Em seguida estão os goianos (75%), paulistas (60%), mineiros (56%), gaúchos e pernambucanos (45%), baianos (40%) e cariocas (25%).
A pesquisa ainda mostra que 67% dos paranaenses acreditam que Ratinho Junior vai eleger um sucessor no Paraná.A pesquisa ouviu 1.644 pessoas em São Paulo, 1.482 em Minas Gerais, 1.400 no Rio de Janeiro, 1.400 no Rio Grande do Sul, 1.200 na Bahia, e 1.104 no Paraná, em Goiás e em Pernambuco. Todas as entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Vamos publicar em nossos site e jornal