Na terça-feira(25), o município de Assis Chateaubriand, Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu ofereceram formação específica aos catadores de materiais recicláveis da ACAMAR. Esta iniciativa reforça o compromisso de ambas as partes no desenvolvimento socioambiental no município.
A formação foi conduzida pela educadora ambiental Norma Hofataetter Barros e teve como tema a metodologia 5S, uma abordagem de gestão originada no Japão que foca na organização, limpeza e disciplina no ambiente de trabalho. O nome 5S deriva de cinco palavras japonesas que começam com “S”:
1. Seiri (Senso de Utilização): Separar o útil do inútil, eliminando excessos. 2. Seiton (Senso de Ordenação): Organizar os itens de forma eficiente e acessível. 3. Seiso (Senso de Limpeza): Manter o ambiente sempre limpo e agradável. 4. Seiketsu (Senso de Padronização): Criar regras, procedimentos e treinamentos para garantir organização, limpeza e eliminação de resíduos. 5. Shitsuke (Senso de Disciplina): Compromisso de todos em seguir as regras e manter a melhoria contínua. |
A formação contou com a presença do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Wesley Santino de Souza, do Diretor de Serviços Urbanos Paulo Ricardo da Silva Messias, da Diretora de Educação Ambiental e Convênios Cássia Tamparowsky e do analista pleno ambiental, Gabriel Prates, representando a Itaipu Parquetec.
A união e o apoio entre município, Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu, Itaipu Parquetec e ACAMAR reforça a importância do desenvolvimento sustentável e da inclusão social. A formação representa um passo significativo para melhorar as condições de trabalho dos catadores e para promover práticas de gestão mais eficientes e sustentáveis.