Ler é viajar sem sair do lugar. É desbravar mundos, conhecer culturas e despertar a criatividade. Incentivar esse hábito faz parte das ações da Copacol, por meio do Busão da Imaginação, que completou onze anos. O ônibus transformado em biblioteca roda pelas cidades parceiras o ano todo. Na Escola Municipal Cecília Meireles, em Goioerê, os alunos têm um dia da semana dedicado à literatura, incentivando o hábito entre as crianças. “É o momento mais aguardado pelas crianças. Além disso, elas trazem sugestões para incluirmos na programação semanal”, conta a professora Suzana Goes. A ideia da atividade surgiu após a participação da instituição no Busão da Imaginação.
Suzana descreve a emoção das crianças quando o Busão chega na cidade. “Acompanho o projeto há oito anos. É sempre um momento de muita alegria quando o ônibus chega. Quando as crianças veem o Busão na escola, elas sabem que será um dia especial, repleto de imaginação e grandes estórias. Cada novo conto desperta ainda mais curiosidade e interesse pela leitura”, afirma.
APRENDER E ENSINAR
O Busão da Imaginação, tem como objetivo despertar o imaginário das crianças e incentivar o hábito da leitura. E o primeiro passo para um ano de sucesso está na etapa de planejamento, organização e treinamento dos professores que serão os contadores destas narrativas. Nesta semana, 22 educadoras da rede de ensino municipal participaram da capacitação. “Esse primeiro encontro é fundamental, pois organizamos todas as atividades do ano e capacitamos os professores, ampliando o alcance do projeto. Cada educador preparado significa mais crianças impactadas por essa experiência transformadora”, destaca a coordenadora de Projetos Sociais, Gislaine Pontes Fernandes.
Para Isabela da Silva, professora da Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz, em Iracema do Oeste, as atividades do Busão da Imaginação têm grande impacto no dia a dia das crianças. “O Busão traz muito mais que livros para as crianças. É uma forma muito cativante de conquistar os pequenos, com ambiente mágico e único”, conta. Ela, que participa pelo segundo ano consecutivo do projeto, valoriza a capacitação oferecida. “Estou no início da minha carreira e essa formação é um grande diferencial. Sei que fará diferença não apenas para os alunos, mas também para meu desenvolvimento como educadora”.
O treinamento foi conduzido pela artista e educadora Potyra Najara, que também é autora dos livros “Emília no Reino das Águas Claras” e “O Pé de Coelho”, estórias que serão contadas para as crianças no decorrer do ano. Na capacitação, as educadoras aprenderam técnicas sobre interpretação, cantigas, mímicas, utilização de objetos para enriquecer a narrativa, entre outras. “Ver minhas obras ganharem vida no Busão da Imaginação é uma grande honra. A contação de estórias não é apenas entretenimento, mas uma ferramenta educativa eficiente, que expande a imaginação e abre portas para o mundo dos livros. Esse é o primeiro passo para formar grandes leitores”, afirma.
PROGRAMAÇÃO
As visitas do Busão da Imaginação iniciam no dia 7 de março, em Nova Aurora. Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Goioerê, Rancho Alegre, Moreira Sales e Bom Princípio (Toledo) também receberão o Busão da Imaginação no decorrer do ano.