Na manhã deste domingo 16/02, a equipe da Defesa Civil de Assis Chateaubriand, foi acionada para resgatar um cavalo que estava caído em um bueiro, nas proximidades do salão comunitário do Jardim Progresso em Assis Chateaubriand. Com ajuda de um caminhão munke da empresa LM Metalúrgica, o equino foi amarrado com uma cinta, pelos agentes da defesa civil, e com o munke, foi içado para fora do bueiro, que tinha cerca de 2,00 metros de profundidade, aparentemente o animal sofreu algumas escoriações e ferimentos nas patas traseiras, pois o mesmo estava andando mancando.
Após o resgate, o animal foi encaminhado para um local onde passará por uma avaliação veterinária. Até o final do resgate o proprietário do animal não havia sido localizado.
O secretário de serviços urbano e meio ambiente, Wesley Santino “Sargento Wesley”, juntamente com Diretor Paulo Ricardo “Pool”, acompanharam os trabalhos de perto. Além do resgate do animal que caiu no bueiro, outros equinos que estavam nas proximidades amarrados com corda, também foram resgatados e levados, através de uma camionete boiadeira, onde vão receber todos os tratamentos adequados.
O Secretário de Meio Ambiente de Assis Chateaubriand, Wesley Santino, ressalta que a fiscalização de abandono de animais será bem rigorosa, e que a intenção do município não é penalizar individualmente nenhum cidadão e sim zelar pelo bem-estar da comunidade. “Animais soltos em vias públicas, ou amarrados em locais públicos além de estarem sujeitos a situações de maus-tratos e abandono, também representam um risco real de acidentes de trânsito que inclusive podem ser acidentes graves. Nosso objetivo é garantir um ambiente mais seguro para todos e conscientizar os proprietários sobre suas responsabilidades”, informou.
Uma equipe da Polícia Militar do 31° Batalhão de Assis Chateaubriand, também foi acionada, e prestou apoio no local.
Reportagem: Carlos Corujinha