Após quase dois meses de férias, cerca de 1 milhão de estudantes das 2.091 escolas estaduais do Paraná voltaram às aulas na quarta-feira (5). O ano letivo de 2025 começou com expectativa alta e o início da entrega dos kits material escolar. A ação inédita na rede estadual foi celebrada com uma cerimônia realizada pelo Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand, que atende mais de 6.000 alunos dos municípios de: Assis Chateaubriand, Jesuítas, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Tupãssi e Iracema do Oeste.
A aluna Mariana Pires Rabelo, que no ato representou todos os alunos do NRE, agradeceu a governo do Paraná pela distribuição do kit de materiais. “Esta iniciativa é extremamente positiva, pois garante igualdade e acesso aos materiais essenciais ao aprendizado, beneficiando todos os estudantes”. Ela enalteceu ainda que os materiais beneficia também os responsáveis, visto que muitas famílias não têm condições financeiras.
“Não estamos apenas entregando kits escolares, estamos reafirmando um compromisso com a educação e com a aprendizagem na escola pública, com os nossos estudantes e com o futuro de cada um deles”, disse a diretora do Colégio Estadual Padre Anchieta, Leila Aparecida Martins Fernandes.
O prefeito de Brasilândia do Sul, Alex Cavalcante agradeceu ao NRE pelas obras que estão sendo feitas no Colégio Estadual Rui Barbosa, ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual de educação, Roni Miranda. “Este governo está transformando definitivamente a educação do Paraná; com todo respeito a todos os ex-governadores, o Paraná está vivendo um nos melhores momentos da sua história em todas a áreas, e em especial na educação, graças a visão municipalista do governador Ratinho Junior”. “Peço aos alunos que se empenhem bastante, aproveitem esta oportunidade, pois vocês são a esperança de um futuro melhor para todos nós”, finalizou o prefeito.
“São materiais de excelente qualidade e com eles todos os alunos terão a mesmas condições de estudarem”, disse a chefe do NRE, Rosilane Celi Karaziak Merquides, referindo-se aos kits escolares. Rosilane destacou que o Paraná tem a melhor educação do país pelo segundo ano consecutivo, e, que isso é fruto dos investimentos na infraestrutura das escolas, na merenda e nos professores. Em 2025, Rosilane disse que o desafio da educação do Paraná é ter a melhor avaliação no PISA, (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), da América Latina. Entre os muitos agradecimentos, ela enalteceu o apoio dos prefeitos da região, em especial, ao Marcel Micheletto, que como prefeito e deputado estadual sempre investiu muito na educação.
PRESENÇAS – Rosilane Celi Karaziak Merquides, chefe do NRE; prefeito de Brasilândia do Sul, Alex Antônio Cavalcante; o assistente técnico do NRE, professor Marcos Alessandro da Silveira; os secretários municipais de educação: Fátima Aparecida Sobral [Assis Chateaubriand], Jucélia Rosângela M. Cavalheiro [Formosa do Oeste], Adriano Rodrigo de Faveri [Iracema do Oeste], Sônia B. Rodrigues Pereira [Tupãssi], Sandra Maria Gonçalves da Conceição [Brasilândia do Sul]. Representando os vereadores dos sete municípios, Emerson Ricardo da Silva Moura; representando os diretores de todos os estabelecimentos de ensino, a diretora do Colégio Estadual Padre Anchieta, Leila Aparecida Martins Fernandes e representando todos os estudantes do NRE, a aluna no nono ano do Colégio Cívico Militar Senador Teotônio Vilela, Mariana Pires Rabelo.

KITS ESCOLARES – Entre as principais inovações para o ano letivo está a distribuição gratuita de kits de material escolar, que começou na quarta-feira (5) em todas as regiões do Estado. “A ação busca garantir que todos os alunos da rede tenham os materiais necessários para aprender, reduzindo gastos das famílias e promovendo equidade no ensino”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Inédita no Paraná, a distribuição gratuita dos kits beneficiará alunos de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I e são de responsabilidade do Estado. O investimento total é de R$ 43 milhões.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Para este ano, a alimentação escolar da rede estadual também contará com novidades importantes: além da ampliação dos produtos adquiridos, todas as escolas terão arroz orgânico no cardápio, garantindo que ao menos um item orgânico seja consumido diariamente pelos alunos. Outra inovação é a inclusão de leite e iogurte orgânicos, que já começaram a ser distribuídos em Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, com previsão de ampliação ao longo do ano letivo.
O investimento recorde de R$ 275 milhões na alimentação escolar, concluído em dezembro de 2024, trará impactos diretos para a rede estadual. Além de fortalecer a nutrição dos estudantes, a medida também beneficia 209 cooperativas e associações de produtores rurais do Estado.
“Com o recurso, o Governo do Paraná ampliou significativamente a compra de produtos da agricultura familiar, garantindo mais qualidade e diversidade na merenda escolar e beneficiando a economia”, explicou o secretário.
AMPLIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS – A parceria entre a Seed-PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, ampliará significativamente a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2025. O número de vagas passou de 2.500 para 5.950, um aumento de 138%.
Os cursos, com duração de três anos, incluem especializações como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, sendo incorporados à carga horária regular do ensino médio. Os alunos também terão direito a transporte e alimentação durante as aulas práticas.
“Com essa expansão, garantimos aos estudantes o preparo para os desafios do futuro, conectando a escola às demandas da indústria e da inovação”, finalizou o secretário.
CALENDÁRIO – Conforme cronograma estabelecido pela Seed, o primeiro semestre letivo em todas as escolas estaduais se estende até o dia 9 de julho de 2025. As férias de meio de ano vão de 10 a 25 de julho, com reinício das aulas previsto para o dia 28 do mesmo mês. O ano letivo de 2025 se encerra em 19 de dezembro.