Todos temos problemas, sejam eles grandes ou pequenos, alguns conseguimos vencer e superar, outros permanecem como aquilo que vai e volta. Inúmeras são as pessoas que se adaptam a isto, e convivem tranquilamente com esse opressor. Muitas vezes dá-se a impressão de que tudo foi sanado, foi resolvido, mas quando bem não se espera ele aparece de novo causando nas pessoas, tristeza, angústia e dor.
Há pessoas que vivem em constantes emaranhados de problemas, que já os vê, como parte de suas vidas. É tão impressionante que alguns, ficam na expectativa de seu reaparecimento. Seu estado emocional e psicológico já estão preparados para mais um episódio, mais um momento indomável. Muitas dessas ocorrências são provenientes de causas mal resolvidas, pendências que permanecem e que precisam ser sanadas, onde eu as classifico como consequências de erros do passado. De outra sorte, apenas surgiram, sendo que na verdade, não tem nada a ver com o passado, mas são situações presentes. O que precisamos no entanto, é saber lidar com mais esse incômodo que gerou mais esse problema, faça isso em 2025!
Desde os tempos antigos o homem continua vivendo envolto a uma série de contratempos na vida pessoal, familiar, financeira, e em outras áreas de sua vida. Para muitos é uma sina, um fado, um destino. Para outros já se acostumaram, que não fazem mas conta, aprenderam a conviver assim, e a vida segue.
A bíblia conta-nos a história da saída dos hebreus do Egito, onde por quarenta anos eles estiveram no deserto, um longo problema para eles. Jamais imaginavam tais sofrimentos, discórdias e revolta por parte de alguns. Durante um bom tempo, como já mencionado, caminharam em círculo, arrodeando a montanha. Deus os conduziam assim, e a única alternativa era continuar a caminhada.
Muitas vezes as dificuldades que surgem na vida, trazem também os reveses, os quais algumas vezes, contribuem para nos fazer mais fortes e corajosos. Na verdade isso sempre foi comum na sociedade, e continua sendo, onde para algumas pessoas é mais fácil tomar a forma, do que transformar. Digo mais, há acontecimentos em que os vemos como um quebra-cabeças, mas que nos ajudam no amadurecimento, tornando-nos mais impetuosos, mais sólidos, mais preparados.
Os hebreus precisavam se amadurecer, pois iriam se deparar com situações nunca vistas. A começar pelo enfrentamento a povos inimigos. O forte calor do deserto, onde a temperatura era intensa entre outras circunstâncias, mas eles tinham que continuar a caminhada.
Atualmente, os problemas na vida do ser humano são diários e surpreendentes, entretanto, como os hebreus, precisamos continuar nossa caminhada e acreditando que Deus está nos conduzindo, mesmo em meio a uma montanha de obstáculos, se você vê e crer, dessa forma continue sua jornada em 2025, pois em meio a tudo isso Deus é contigo.
Roberto cosme dos Santos é sociólogo bacharel em teologia com especialização em psicologia pastoral, terapeuta, palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |