Doze mil e cem pessoas participaram do Dia de Campo de Verão da C.Vale realizado entre terça e quinta-feira desta semana em Palotina. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, considera que o esforço das equipes da cooperativa para preparar o evento foi recompensado. “Valeu a pena o trabalho de organização. No ano que vem queremos receber também os que não estiveram aqui”, comentou.
O gerente do Departamento Agronômico da cooperativa, Carlos Konig, avalia o número como satisfatório considerando que o evento coincidiu com a colheita da soja. Ele revela também que a cooperativa já iniciou os preparativos para a próxima edição do evento.
C.Vale mostra tecnologia em realidade virtual no dia de campo
Mesmo no pico da colheita da soja no Paraná, com aproximadamente 40% dos trabalhos finalizados, produtores rurais compareceram à edição 2025 do Dia de Campo de Verão da C.Vale. A a cooperativa e empresas parceiras exporam produtos e serviços para o agronegócio. Na edição deste ano, as orientações técnicas foram transmitidas em minipalestras nos stands da cooperativa e das empresas para facilitar a circulação dos visitantes. Uma das inovações é uma sala em 360 graus que reproduziu um vídeo institucional da C.Vale que dá a impressão de o visitante estar dentro das indústrias da cooperativa.
O Dia de Campo 2025 foi aberto na manhã de terça-feira, 14 de janeiro, pelo presidente da C.Vale, Alfredo Lang, e contou com a benção do padre Egídio Trevisan. No total, 143 empresas e instituições participaram do evento.

Drones e informatização do agro atraem produtores
As atividades que envolvem ferramentas ou processos com alto nível de informatização despertaram bastante atenção dos visitantes que passaram pelo Campo Experimental da C.Vale na primeira das três etapas do Dia de Campo de Verão. A utilização de drones, a agricultura de precisão e a análise do “DNA” do solo atraíram grande número de produtores ao stand da cooperativa.
Profissionais da C.Vale explicaram como os avanços tecnológicos podem fornecer dados para basear a tomada de decisões de manejo de diferentes culturas. Luiz Benetton veio de São João do Ivaí, norte do estado, e gostou das demonstrações com drones. Ele disse, também, que começou a usar a agricultura de precisão e notou diferenças após a correção da fertilidade dos solos com o uso dessa tecnologia. “A soja e o milho crescem de maneira uniforme, não tem mais altos e baixos”, explica. Do mesmo município, Geraldo de Souza, ficou impressionado com o enraizamento da soja em uma trincheira aberta para essa finalidade. “Na seca, a soja ‘tá’ buscando umidade a mais de um metro de profundidade. Quero fazer a mesma coisa no meu sítio”, observou. Visitante de anos anteriores, ele revelou já ter adotado tecnologias conhecidas no Dia de Campo Verão. “Já usei na pastagem para o gado de leite”, assegurou.
A C.Vale também está mostrando tecnologias de informatização da avicultura. Três fornecedores apresentaram equipamentos que fornecem dados sobre temperaturas, consumo de ração e água transmitindo-os remotamente para que os produtores e funcionários façam a gestão da atividade. “É tecnologia para permitir que as aves apresentem o seu melhor potencial genético, oferecendo maior bem-estar e rentabilidade ao produtor”, explicou o consultor de negócios da C.Vale Bruno Conter.
Dia de campo atrai profissionais em busca de vagas de trabalho
A segunda etapa do Dia de Campo de Verão da C.Vale, em Palotina (PR), já superou em número, as 3.200 pessoas de terça-feira, dia 14. Numa região com grandes agroindústrias e farta oferta de oportunidades de trabalho, muitos jovens procuraram a equipe de Recursos Humanos da cooperativa para conhecer os perfis de profissionais que as indústrias estão demandando. A C.Vale está com dificuldade para preencher centenas de vagas por escassez de mão-de-obra.
No stand central da cooperativa os quatro núcleos femininos da cooperativa estão apresentando as iniciativas que colocam em prática, entre as quais a recuperação de nascentes e matas ciliares, ações de assistência social e de empreendedorismo. Também estão comercializando alimentos caseiros.
A exemplo de anos anteriores, um chefe de cozinha está orientando os visitantes sobre receitas práticas e rápidas de preparo de alimentos à base de carne de frango e de peixe, ambos comercializados pela C.Vale.
Dinâmica de máquinas desperta atenção de produtores
Colhedora de forragens de alto rendimento, drones para pulverização, subsolador e rolo faca estiveram entre as atrações da segunda etapa do Dia de Campo de Verão da C.Vale em Palotina. Na quarta-feira, 15, máquinas, implementos e equipamentos atraíram bastante atenção dos visitantes. Marino Gabriel, de Alto Santa Fé, Nova Santa Rosa, diz que o evento é uma aula para o produtor rural. “A gente vê as demonstrações e fica atento às novas tecnologias. Sempre a gente leva algum conhecimento para a propriedade”, assegura.
Terezinha Vendruscolo, de Palotina, comenta que foi ao Dia de Campo para aprender. “Todo o dia a gente tem algo a aprender. Eu venho para ver os experimentos e perguntar”, revela. Alfredo Mota, de Assis Chateaubriand, entende que o evento é oportunidade para buscar conhecimento. “Você vem para entender, junto com os técnicos, as orientações deles para trabalhar com melhorias na agricultura”, explica.
Dia de Campo de Verão da C.Vale mostra novas tecnologias
A última etapa do Dia de Campo de Verão da C.Vale, na nova área de pesquisas da cooperativa, começou com grande movimentação dos estandes dos produtos e serviços da cooperativa e de 135 empresas das áreas de grãos, mandioca, insumos, pecuária, máquinas, implementos, suinocultura, avicultura e piscicultura.
Nesta edição, as empresas estão promovendo mini-palestras em seus estandes. Na área de grãos e insumos estão sendo tratados temas como biotecnologia, novas opções de controle de plantas daninhas resistentes, novas moléculas para uso contra pragas e uso de produtos biológicos.
Trinta e três empresas estão expondo máquinas e implementos, e três instituições de pesquisa irão participar do evento: Embrapa, Fundação Meridional e UFPR. A programação desta quinta-feira se estenderá até as 17h.
Jovens vão ao Dia de Campo da C.Vale para ver máquinas
Crianças, jovens e mulheres também participaram do Dia de Campo de Verão da C.Vale. A edição 2025 do evento terminou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, em Palotina. O principal atrativo foram máquinas, implementos e equipamentos utilizados no agronegócio. Um drone usado para semeadura de plantas de cobertura chamou a atenção de Karina Demarco, de Palotina. “Gostei muito do drone. Foi muito legal ver o avanço da tecnologia”, comentou.
Luigi Dal’Boit, de 13 anos, veio de Assis Chateaubriand, e ficou entusiasmado com as novidades. “Foi ótimo. Vi várias tecnologias que eu ainda não conhecia. Eu gosto da agricultura, gosto de ver os maquinários”, resumiu.
Victor Borges, de 9 anos, de Palotina, também gostou das máquinas. “Vim ver as máquinas. Tinha muita coisa que eu não sabia e aprendi”, conta.