De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a equipe policial de Apucarana abordou o veículo de carga carregado com 38 toneladas de cimento no quilômetro 247, por volta das 22h. Durante a fiscalização, os agentes verificaram os dados emitidos pelo cronotacógrafo do veículo. O equipamento registrou apenas duas paradas curtas, durante um tempo de viagem de aproximadamente 17 horas.
Por lei, os motoristas profissionais devem descansar ao menos 11 horas de forma ininterrupta, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O descumprimento eleva o risco de acidentes. Ao ser questionado, o motorista alegou que estaria vindo de Curitiba e trafegava em direção a Dourados, em Mato Grosso do Sul. Porém, os policiais constataram que o tempo de direção não bate com a resposta do homem, portanto não há como precisar a origem da viagem, somente que o caminhoneiro carregou a carga de cimento na região da capital paranaense.
Diante disso, além do auto de infração, o motorista, de 47 anos, foi obrigado a cumprir o período de descanso previsto pela legislação para poder prosseguir viagem.
Fonte – Catve