O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Mulher deu início, nesta segunda-feira (13), aos preparativos para a Campanha de Arrecadação de Soja 2025. A pedido do prefeito Marcel Micheletto, aconteceu uma reunião com a participação dos secretários Teco Boni (Agricultura), Wesley Santino (Obras e Serviços Urbanos), Ademir Adilson Dioto (Habitação), além do Diretor do Departamento Administrativo de Serviços Urbanos, Major Goldoni, e a Diretora do Departamento de Assistência Social, Fernanda Scain e foram definidos os detalhes estratégicos para a realização da campanha.
O objetivo da iniciativa é garantir a continuidade e a ampliação do Programa Leite da Família, que distribui semanalmente cerca de 8.800 pacotes de leite de soja, o equivalente a 1.760 litros, beneficiando 705 famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa é voltado, principalmente, para idosos com intolerância à lactose e outros problemas de saúde, como osteoporose, promovendo segurança alimentar e nutricional.
A produção do leite de soja, distribuído gratuitamente nos bairros Jardim Araçá, Jardim Progresso, Centro Cívico, Cristo Rei e em todos os distritos e patrimônios do município, é viabilizada pela solidariedade dos agricultores locais. A doação da soja por parte dos produtores é essencial para o funcionamento do programa, que utiliza a chamada “vaca mecânica” para transformar o grão no leite distribuído às famílias cadastradas.
A última campanha de arrecadação foi realizada em 2021 e possibilitou a manutenção do programa até o final de 2024. A expectativa agora é arrecadar o suficiente para garantir o atendimento às famílias já beneficiadas e expandir a iniciativa para novos bairros da cidade.
De acordo com o prefeito Marcel Micheletto, a campanha de arrecadação de soja 2025 reforça o compromisso da administração municipal em promover políticas públicas voltadas às à segurança alimentar, contando com o apoio inestimável da comunidade agrícola local.
Durante a safra, representantes das secretarias envolvidas visitarão os produtores rurais para incentivar as doações. Segundo a Secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, a generosidade dos agricultores tem sido fundamental para o sucesso do programa. “Graças à parceria com os agricultores chateaubriandenses, conseguimos oferecer um alimento nutritivo e essencial para muitas famílias. Estamos confiantes de que esta campanha será mais um sucesso e permitirá não apenas a manutenção, mas também a ampliação do programa”, destacou.