Acreditar naquilo que Deus pode fazer não é pra todos, mas apenas para alguns, e em especial para àqueles que se dispõem a crer, e crer é uma disposição mental que parte do coração, não é lógico, mas sim uma questão de fé.
O ano de 2025 está começando e com ele vem também uma série de incertezas pessoais, onde o que mais se ouve é: vamos ver como será este novo ano, e o que ele traz de bom pra nós! Esperar o melhor é também uma disposição que está em todos nós, ainda que os acontecimentos do presente momento não sejam tão agradáveis ou favoráveis ao que queremos, mas mesmo assim ainda acreditamos.
Dentre as muitas mensagens de Jesus Cristo, uma das mais apelativas dirigida àqueles que o seguiam era a necessidade de crer. Ele mostrava sempre que crer é o exercício da fé, e a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem. Ele mostrava ainda que, sem fé é impossível agradar a Deus, consequentemente, crer é você praticar a fé com coragem, pois estas práticas são gestos que agradam a Deus e ao mesmo tempo é o único meio dele estar nos abençoando. O que a vida quer da gente, é fé, seguido da coragem de prosseguir.
Parte da sociedade hoje tem dificuldade de acreditar naquilo que Deus pode fazer. Coragem para prosseguir em 2025 é o que todos precisamos. Muitos homens tem depositado sua confiança em si mesmos, no seu conhecimento, no seu dinheiro, naquilo que está em suas mãos, na posição em que ocupam na sociedade. Enfim, o homem confia mais no próprio homem, nos seus próprios recursos, do que em Deus. Este é um mal que já algum tempo vem dominando a sociedade, onde o descrédito no Deus criador é crescente. O homem tem se tornado cada vez mais dependente de si mesmo, obstinado, inflexível em relação a fé e assim, mais distante de uma relação íntima com o Senhor da vida, sendo o que importa, são seus próprios caminhos e decisões.
O sábio Salomão certa vez disse: ‘Há caminhos que aos olhos do homem parecem ser bons, mas seu fim não é o melhor’. Acreditar no que Deus pode fazer, ainda é a melhor decisão que se deve tomar diante dos fatos e acontecimentos, e seguir confiante. Quando entendermos que precisamos nos aproximar mais de Deus, acreditarmos e estreitarmos mais a nossa comunhão com Ele, vamos também começar a ver o que Ele fará.
O que a vida quer da gente é coragem, assim, vamos começar a ver o impossível acontecer e desfrutar das bênçãos que o ano de 2025 trará, acredite!
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo, Bacharel em Teologia com especialização em Psicologia Pastoral, terapeuta, palestrante, pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |