Boa parte dos 700 cooperados da Coamo, inscritos na unidade de Brasilândia do Sul/Paulistânia fizeram uma pequena pausa na colheita para se prepararem para a próxima safra. Na manhã de quinta-feira, (09), eles participaram do Dia de Campo Verão 2025 da Coamo, realizado em Brasilândia do Sul.
O campo experimental foi preparado numa propriedade localizada ao lado da unidade da Coamo. Ao todo estão sendo testadas 24 variedades de soja que estão se desenvolvendo com diferentes opções de manejo. De acordo com os organizadores, 20 empresas de sementes, defensivos e fertilizantes estão participando da demonstração. Os trabalhos foram iniciados no final de mês de agosto e só terminarão após a colheita e avaliação dos resultados, que estarão disponíveis para todos os produtores da região.
Uma espetacular costela foi servido no almoço
“Desde sua fundação, a Coamo tem a preocupação de difundir tecnologias e levar a informação para os cooperados, com o objetivo de gerar renda para o produtor” disse Anselmo Gonçalves de Almeida, gerente na unidade da Coamo de Brasilândia do Sul/Paulistânia. Ele explica que além das duas estações experimentais – uma em Campo Mourão e outra em Dourados – a Coamo promove experimentos em suas unidades para indicar ao produtor as melhores variedades de sementes e insumos que se adaptam à realidade climática e de solo de cada região.
Na oportunidade, Anselmo destacou que nas unidades da Coamo os produtores tem tudo o que precisam para suas lavouras: assistência técnica, loja de peças, loja veterinária, insumos, aplicação de calcário, além da Credicoamo, que oferece soluções financeiras para os produtores. O gerente também comentou que os investimentos que Paulistânia e Brasilândia do Sul receberão em 2025 e 2026 ampliaram significativamente a capacidade recebimento e armazenamento de grãos, o que facilitará ainda mais o trabalho dos produtores.
Aguinaldo Leite, morador de Jesuítas e que tem propriedades na Estrada do Cemiterinho e em Paulistânia, desde 2003, disse que o Dia de Campo é importante para a tomada de decisões para a o próxima safra. “Estamos muito satisfeitos com o atendimento da Coamo. “A Coamo é um cooperativa que acrescentou muito para os agricultores daqui, é uma empresa consolidada, transparente e que nos dá segurança.
“No Dia de Campo da Coamo podemos ver a tecnologia perto da gente, aplicada no mesmo tipo de solo, clima e altitude em que produzimos”, disse o produtor e ex-prefeito de Brasilândia do Sul, José Aparecido Mandotti. Ele comenta que o departamento técnico da Coamo permite ao produtor acompanhar a evolução constante da agricultura e que a cooperativa é muito bem organizada para atender o produtor no dia-a-dia.