Estamos nos aproximando de mais um novo ano. Como você viveu neste ano que se finda? Conseguiu viver em paz? Quais são seus novos projetos para o ano 2025? São muitos os que estabelecem alvos para o ano que está chegando. São as famosas “promessas de ano novo”: Este ano vou emagrecer; este ano vou comprar um carro novo; este ano vou parar de beber; ah, este ano…vou…
Você sabe se chegará ao final do próximo ano? As estatísticas de acidentes nos feriadões estão engrossando cada vez mais a lista dos que perdem a vida. Você tem planos para o lado espiritual da sua vida também? Você se preocupa com o que vai acontecer após a sua morte? Jesus nos dá uma bela notícia no texto de hoje; mas também acrescenta uma séria advertência: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus”. A fé em Jesus nos garante uma vida eterna na presença de Deus por toda a eternidade.
Quando partimos, é como dormir aqui e acordar no céu. Por outro lado, quem despreza Jesus e não anda com ele tem uma eternidade de sofrimento à sua frente. É a dura realidade; mas não podemos ignorar as palavras de Jesus. Quem anda com ele aqui, andará com ele lá no céu. Quem não anda com ele aqui, não andará com ele lá no céu. Como alguém quer ser amigo de Jesus no céu se o despreza aqui nesta terra?
Um novo ano está por começar: um novo ano da graça de Deus. Enquanto estamos vivos, Deus nos dá a oportunidade de um recomeço, de uma nova vida através do arrependimento e da fé em Jesus. Não adie para o ano que vem seus planos.
* Filósofo e teólogo – professor de filosofia, antropologia e história. Professor da Rede Estadual de Educação pardinhorama@gmail.com |