Alguns acontecimentos durante o ano em 2024 nos deixou apreensivos, preocupados e até sem respostas, mas já é natal, e o que você fez? O ano termina, trazendo o começo de um novo ano. Muito foi feito, mas ainda ficaram algumas coisas por fazer. Superamos algumas dificuldades na vida pessoal, na família no trabalho e na escola, e outra vez já é natal, aleluia! Assim, já se foram quase trezentos e sessenta e cinco dias e podemos considerar que vencemos mais uma etapa no curso da nossa vida. Até aqui nada tem sido fácil, pois cada dia tudo se torna mais difícil, e os profetas já faziam menção a estes dias que são cumprimentos Bíblicos. ‘Mas já é natal, e ele traz consigo a esperança de um novo tempo’. Assim esperavam aquelas famílias lá em Belém na Galileia, no começo de uma nova era. Jesus estava para nascer, o Emanuel esperado, o Salvador, o Príncipe da paz, o Conselheiro, o Deus forte e Pai da eternidade. E assim, Jesus nasceu e com seu nascimento surgiram também a esperança de dias melhores para todos, pois Ele era a grande expectativa de uma vida melhor, é as famílias em Belém de Judá, Galileia dos galileus estavam em festa, enfim muitos judeus que esperavam este glorioso dia, puderam ver o nascimento do Messias.
Natal é tempo de festa, é tempo de alegria, é tempo de reunir a família, é tempo de paz, é tempo de troca de presentes, mas é também um tempo de reflexão para todos nós. Reflexão no grande amor de Deus ao enviar seu filho unigênito, expressando nele seu grande amor por toda humanidade. Reconhecer e agradecer por este tão grande ato de amor e compaixão, é a parte mais importante da festa. Assim viam as famílias da época, viviam oprimidos pelos políticos e as autoridades, mas preservavam a esperança que o Deus Criador ainda podia fazer alguma coisa por eles. Reconheceram o quanto Deus estava sendo generoso, pois aguardaram a promessa feita desde o início. Quando ele disse: “Eis que nascerá um profeta semelhante a mim, palavras de Moises, a ele ouvi”. Então é natal, e qual tem sido ao longo de todos estes anos, sua experiência com Jesus, ante a essa tão grande realidade? Você continua vendo-o como um menino que simplesmente nasceu numa manjedoura, e junto a seus pais estavam ali os animais e os magos, como mostram os presépios nas praças? Ou ao longo de sua existência tem reconhecido que Ele é o Messias prometido para salvação de todos os que nele crê?
Corremos de um lado para o outro, conquistamos algumas metas, outras não foram alcançadas, mas tudo devemos a Deus, pois é Ele quem tudo nos dá. O ano termina, mas a inspiração divina, que é a essência de Deus em cada um de nós, por meio de Cristo Jesus, nos faz dar continuidade a essa caminhada de fé e esperança, quando desfrutamos daquilo que nos mantém aqui, que é o seu grande amor. Podemos desejar aos amigos um feliz natal e um abençoado ano novo, mas lembrando-os sempre que Jesus é por excelência a referência maior no nosso natal.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com Especialização e Psicologia Pastoral, Terapeuta, palestrante e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |