Quando finalizei o ensino médio, um dos meus desejos era fazer a faculdade de jornalismo. Porém, venho de família de classe média baixa, sem condições de enviar um filho para estudar fora. Tive que seguir a Regra de Terêncio: “quando não se pode o que se quer, é necessário que se queira aquilo que se pode”. Então, fui estudar na cidade vizinha, fazendo primeiro o curso de Ciências Contábeis e, depois, Administração.
Para amenizar minha frustração em 2001 comecei a escrever uma coluna de opinião para o jornal da minha cidade natal. Quando mudei para o interior do Acre, continuei a escrever semanalmente, desta vez para o jornal “Voz do Norte”. Ao mudar para Rio Branco, capital do Acre, por estar fazendo o doutorado, não busquei nenhum dos jornais locais em busca de um espaço para continuar a vida de articulista.
Porém, quando vim para Assis Chateaubriand, uma das primeiras visitas que fiz foi ao Jornal O Regional, sendo recebido pelo Diretor e Editor Fábio Brito dos Santos. Apresentei-me como novo professor do IFPR e me ofereci para escrever uma coluna semanal abordando temas da área de Gestão & Negócios. Proposta prontamente aceita, nossa primeira coluna foi publicada em fevereiro de 2021. De lá para cá, foram exatos 154 textos publicados neste espaço.
Quando vim para Assis, nosso objetivo era ficar, porém, nem sempre conseguimos alcançar aquilo que desejamos. Infelizmente, neste mês de dezembro se encerra minha experiência aqui na cidade Morada Amiga.
Foram quatro anos maravilhosos, especialmente pelas pessoas que tivemos o privilégio de conhecer. Assis Chateaubriand é muito especial neste sentido. Desde nossa chegada, sentimos a hospitalidade e a receptividade de seu povo, sempre simpático e solicito. Não é fácil deixar Assis…
E neste momento, é hora de levar as últimas consequências o significado do verbo agradecer. Agradecimento à Deus por ter nos dado a oportunidade de aqui viver neste período. Agradeço a equipe do jornal O Regional, Fábio e o ícone do jornalismo Chateaubriandense Ademir de Brito, ao qual sou grato pela ajuda inestimável nas pesquisas para escrever a biografia do Deputado Moacir Micheletto.
Agradecimento ao Dito Silva que nos proporcionou a possiblidade de participar do programa Microfone Aberto, com o quadro Gestão & Negócios na Rádio Massa FM.
E, de modo especial, quero agradecer aos inesquecíveis amigos que deixo e que com certeza irão me fazer retornar sempre para matar a saudade. Obrigado pela amizade ao Fábio Fantin e Nádia, Demétrius e Andréia, Odeir (Tigrão) e Rosana, John Renato “Cueio” e Bella, Galo e Nilva, Wylliam e Gio, Alfredo e Michelli, Humberto e Aline, Eduardo Cruz, Fabiano Barbosa, Luciana Oliveira, Meguy Caroline e aos casais do nosso grupo do ECC. Vocês fizeram esses quatro anos serem inesquecíveis.
Não poderia deixar de fazer uma menção especial aos meus queridos alunos. Obrigado pelo respeito e paciência.
Aos leitores que nos acompanharam aqui neste espaço semanalmente, nosso muitíssimo obrigado. Foi uma honra ter sua atenção e leitura.
Foi um prazer imenso e uma alegria inenarrável!
* César Gomes de Freitas é professor do Campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Contato: cesar.freitas@ifac.edu.br |