Doha, Catar – 17 de dezembro de 2024
O atacante brasileiro Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, na cerimônia do prêmio The Best, realizada em Doha, Catar. A honraria marca uma vitória histórica para Vinícius, que se consagra como o segundo brasileiro mais jovem a receber o título, atrás apenas de Ronaldo Fenômeno. Vinícius, que atua pelo Real Madrid desde 2018, viveu uma temporada espetacular em 2023/24, marcando 26 gols e 11 assistências em 49 partidas. Suas atuações decisivas ajudaram o Real Madrid a conquistar títulos importantes, como a Liga dos Campeões da UEFA e a La Liga.
A vitória de Vinícius é ainda mais significativa considerando que ele ficou em segundo lugar na Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista France Football, em outubro deste ano. A derrota motivou o Real Madrid a boicotar a premiação em Paris, mas agora a justiça foi feita. Nas redes sociais, os fãs celebraram a conquista do atacante, que se junta a Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká como brasileiros eleitos pela FIFA desde 1991. Vinícius agradeceu a todos que votaram por ele, incluindo jogadores, treinadores, jornalistas e fãs, que o apoiou desde o início de sua carreira.
Quero agradecer a todos que votaram em mim, treinadores, jogadores, jornalistas, fãs. Agradeço a minha família, que deixaram de viver o sonho deles para viver o meu sonho. Agradeço ao meu time, que é o maior clube do mundo. E eu não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me botou no campo e nas ruas. Se eu cheguei até aqui hoje, sou grato ao Flamengo. Agradeço também a todos os jogadores da Seleção Brasileira e ao meu país, que sempre torcem por mim e me dão muita força para eu seguir na minha luta. Obrigado!”
“Não sei nem por onde eu posso começar. Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime, então poder chegar aqui é muito importante para mim e pelo que estou fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível”, disse Vinícius em seu discurso de aceitação. Com essa conquista, Vinícius Jr. se consolida como um dos maiores nomes do futebol mundial e traz orgulho ao Brasil, que não tinha um jogador eleito o melhor do mundo desde Kaká, em 2007.