Mais do que participação econômica, a Copacol também se preocupa em desenvolver projetos sociais nas comunidades em que está inserida. Um deles é o Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência), desenvolvido em uma parceria entre Cooperativa, Polícia Militar e Secretarias de Educação. Somente neste ano, com apoio da Copacol, 1.279 alunos dos 5º anos de escolas públicas e privadas se formaram no Programa. “O Proerd é muito especial para nós. Proporciona educação e conscientização às crianças que a partir da formação poderão ter um futuro melhor. Com a integração da Cooperativa ao projeto, criamos a responsabilidade diária de formar cidadãos melhores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Com o apoio da Cooperativa, o Programa é realizado em 10 municípios: Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Quarto Centenário, Tupãssi, Goioerê, Moreira Sales e Rancho Alegre do Oeste. “Para a Copacol é extremamente gratificante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Apoiamos o Proerd há anos e temos o sentimento de dever cumprindo quando vemos essas crianças se formando e levando para a vida, as famílias e a comunidade tudo o que aprenderam”, destaca a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.
Durante todo o ano as crianças participam de uma aula por semana com um policial militar. “Eu gostei muito do Proerd, é um momento único para nós alunos e nos ensina a ficar longe das drogas e da violência. Os professores nos respeitam, nos ajudam e respondem todas as perguntas. Tudo que aprendi irei ensinar minhas irmãs que ainda não participaram, Lorena e Isadora. A policial Trindade foi muito legal em todo o curso, gostei muito de conhecer todos os militares”, comenta o aluno Nicolas Pedro das Neves, da Escola Municipal César Lattes, de Tupãssi.