Fim de ano sempre traz um misto de sentimentos. Por um lado, a expectativa com a aproximação de uma nova fase e, com ela, a esperança de dias melhores. Por outro, a tristeza pode nos invadir, sem pedir licença.
Nesta época, é comum fazermos um balanço sobre o ano, revermos as metas e os projetos que deram certo ou abandonamos. A conclusão de não termos conseguido concretizar o que planejamos transforma-se em frustração, um dos fatores que mais pesam emocionalmente. Pessoas com perfis perfeccionistas ou autocríticas em excesso sofrem com as consequências da frustração. Uma das melhores formas de combatê-la é a busca de respostas coerentes para a não realização dos sonhos, caso contrário, a culpa será uma aliada, tomando espaço e colaborando para o aumento da tristeza.
Como se não bastassem os fatores do presente nos impactarem, ainda podemos ser assombrados pelas lembranças do passado, causando aflições. As experiências de anos anteriores ou mesmo de longas datas, como a infância, que deveria ter ficado no passado, tornam-se efetivamente presentes, sendo revividos, uma delas é a perda de entes queridos.
Também é tempo de refazer os planos para o ano seguinte e surgem muitas idealizações, o que pode ser motivo de sobrecarga emocional.
Algumas dicas podem te ajudar a desfrutar deste período da melhor forma.
Mesmo que se sinta sozinho por não ter os familiares por perto, procure aumentar a interação com as pessoas de que você gosta, seja um amigo, um namorado ou um vizinho. O importante é estar ao lado de companhias agradáveis.
Quando as marcas do passado batem à porta, o melhor a ser feito é compreender que o passado deve ser ressignificado. As datas comemorativas são oportunidades para dar uma nova chance a si. Abandone as mágoas, inclusive as da infância.
Em relação às metas não alcançadas e às idealizadas para o ano seguinte, seja generoso consigo, reconheça os seus limites e busque o autoconhecimento para poder equilibrar o dia a dia. Quanto mais fortalecido estiver, melhor enfrentará as pressões que virão. Quando for programar as metas para o ano de 2025, faça uma análise do que é realmente importante para você, criando metas que condizem com sua realidade e seus limites.
No caso de estar distante de pessoas com as quais gostaria de estar dividindo os momentos de comemoração das festividades de fim de ano, busque usar a tecnologia a seu favor. Esse é o momento de enviar mensagens, ligar ou realizar chamadas de vídeo. Demostre seu carinho e afeto.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini. |