Muitas pessoas e famílias inteiras são perseguidas por um mau que existe desde o princípio, que é o pecado. Embora saber de sua existência, poucos tem conhecimento dos prejuízos que ele causa na vida pessoal, na família e sociedade. De certa forma ele antecede o medo, que é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo, ou perturbação de espírito diante de qualquer coisa, que julgamos que pode acontecer e interferir na nossa vida. O pecado, que é um termo comumente utilizado no contexto religioso para transgressão ou qualquer violação deliberada da lei religiosa, moral ou divina, é na vida cristã, um ato humano, maligno, que viola a natureza racional do homem, tornando-o com tendências para o mal, bem como, contra a natureza de Deus em sua vida, e sua lei eterna. O medo existe por causa do pecado. Ele é ainda a transgressão das leis de Deus como; falta, culpa, erro, falha, lástima e ausência de perdão. Quando eu digo desde o princípio, é que tudo começou em Adão e Eva – nossos primeiros pais. Eles erraram diante de Deus, ou seja, pecaram, transgrediram a lei. Diz a Bíblia que Adão e Eva pecaram e tiveram medo – o pecado antecedeu o medo, daí pra frente suas vidas, e o viver, não foram mais as mesmas. A rotina do dia a dia fora alterada, e várias áreas na vida do homem e na natureza foram afetadas por causa pecado. O que era bom torna-se ruim, embora o ruim ainda não existisse, pois tudo era muito bom. Mas agora, passam a ser subjugados pelo pecado que gera o medo, sendo assim, toda humanidade é afetada, tornando-se vítima desse mal.
Muitas pessoas tem áreas paralisadas em suas vidas por causa do medo, consequência do pecado. Deixaram seus planos e projetos, ficaram para traz suas metas, perderam seus objetivos, tornam-se pessoas inseguras em seus discursos, e na construção de sua vida. O medo como consequência maior desse mal, tem sido uma barreira em decisões diversas, em acertos políticos. O pecado torna o homem dono do poder, altivo, arrogante, avarento, traz prejuízo aos vários segmentos da sociedade e a toda uma nação, como se vê. Ele domina, torna o homem refém de sua vontade, além de cegar seu entendimento. Áreas paralisadas por causa do medo geram dúvidas e questionamentos constantes.
Caro leitor, talvez você, e tantas outras pessoas, tem sido torturados por este malévolo, onde sua vida tem feridas abertas que nunca fecharam, nunca sararam. É preciso ter coragem numa sociedade dominada pelo pecado e perseguida medo, para vencer aquilo que supostamente tem te dominado. A palavra de Deus fala a Josué, sucessor de Moisés: ‘sê forte e mui corajoso para vencer o medo’ … Quando nós começarmos a entender o mal que o pecado traz, e conhecendo a verdade de um Jesus Cristo que liberta, vamos cuidar melhor de nós mesmos, superando também o medo, e, dando a nós mesmos, a chance de seguirmos em frente com a coragem que Ele dá a todos. Vença o pecado, vença o medo e viva.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com Especialização em Psicologia Pastoral, palestrante, terapeuta e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@uotlook.com |