Após a grande conquista na transparência do portal da prefeitura, anunciada recentemente, Brasilândia do Sul volta a ser destaque nacional, dessa vez na Educação com o Selo Ouro do Programa Nacional de Compromisso com a Alfabetização. O Município comemora mais esta medalha de ouro com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), após análise das políticas públicas de alfabetização implantadas. De acordo com o MEC, Brasilândia do Sul conquistou a nota máxima (100) na avaliação alcançando o Selo Ouro.
Com base na pontuação, o recebimento do selo é dividido em três categorias: Bronze, para pontuações entre 45 e 64 pontos; Prata, para pontuações entre 65 e 84 pontos; e Ouro, para pontuações entre 85 e 100 pontos.
Entre os critérios avaliados estão a colaboração entre os entes federativos, a implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, a formação de professores e gestores, além da distribuição de materiais didáticos adequados para o desenvolvimento das crianças. Segundo a articuladora do projeto no Município, Sônia Bueno, o Cantinho da Leitura foi um dos destaques.
A secretária de Educação de Brasilândia do Sul, Sandra Maria Gonçalves da Conceição, destacou o resultado conquistado por várias mãos. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho feito em conjunto entre a Secretaria, os Educadores e Alunos, agora também somos referência na Educação”, disse Sandra.
O prefeito, Alex Cavalcante, comemorou mais essa conquista e destacou que o trabalho feito na rede municipal de Educação está em boas mãos. “Isso demonstra seriedade e comprometimento, desde a equipe na Secretaria até o quadro docente e a comunidade escolar, pois existe um comprometimento de todos com o ensino”, comemora o prefeito Alex.
O Selo Nacional – Compromisso com a Alfabetização – é uma ação realizada dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) que visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com bons projetos de implementação da política educacional.