Convênio em gestão ambiental favorece a sustentabilidade territorial
Assis Chateaubriand realizou a conclusão do 3° Convênio com a Itaipu Binacional, através de implementação de um conjunto de atividades de manejo integrado de água e solo (práticas conservacionistas), saneamento ambiental urbano e rural, conservação da biodiversidade, apoio a obras sociais (sistema de geração fotovoltaico) e fortalecimento da agropecuária (aquicultura).
Os valores repassados pela ITAIPU, no montante de R$ 2.102.929,80 e a contrapartida do município no valor de R$ 1.111.951,70, foram integralmente utilizados no objeto pactuado e na forma prevista no Plano de Trabalho.
As atividades de adequação de estradas e cascalhamento melhoraram a trafegabilidade em estradas rurais, totalizando 251.856,2m², sendo 81.737,3m² de (pedra brita). Assis Chateaubriand é um município que possui majoritariamente produtores rurais, e conta com a responsabilidade da manutenção de mais de 1.000 quilômetros de estradas rurais municipais Portanto, a importância de viabilizar o escoamento da produção do interior do município mesmo em condições adversas com períodos de chuva estendida. A adequação das estradas pode ser executada em quantitativo superior ao inicialmente planejado devido a economias em licitações, tendo recursos financeiros remanejados das atividades em que houve preços licitados a menor.
A proteção de nascentes atingiu o número muito significativo de 141, garantindo assim a proteção dos cursos d’agua desde a origem, o que permite a captação de água de qualidade aos produtores rurais e garante o fluxo hídrico aos rios e riachos do município. Tudo isso impacta positivamente o reservatório da usina.
Com previsão inicial de 100.000 metros de terraço base larga (conservação de solo) para executar neste convênio e em decorrência de uma atuação do Município junto aos proprietários rurais, foi possível executar 157.249 metros de terraços base larga (conservação de solo) no território municipal, desta forma protegendo rios e nascentes pela diminuição de erosão nas lavouras e aumento do estoque de água no solo, além de menor transporte de sedimentos e matéria orgânica das lavouras para os rios, consequentemente, para o lago de Itaipu, e assim aumentando a vida útil do reservatório.
Ainda na área de resíduos sólidos resultados importantes foram conquistados com a aquisição de Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos, o que permitirá que os materiais recicláveis cheguem até a UVR com elevada quantidade e qualidade, uma vez que o município conta com 9 distritos oficiais em sua vasta extensão territorial.
O apoio técnico para a Associação de Catadores foi realizado durante todo o decorrer do convênio, com custos atribuídos integralmente ao município sem ônus a este convênio, demonstrando o engajamento do município com a gestão de resíduos recicláveis e manutenção da viabilidade da Associação.
As ações educativas foram essenciais para construção de valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, além da responsabilidade quanto a não geração redução, reutilização e reciclagem, aumentando anualmente as toneladas de recicláveis na Unidade de Valorização de Recicláveis.
Por fim, o Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica, instalado sobre a Unidade de Valorização de Recicláveis, sendo 150 placas solares, com geração de 75 kWh, permite significativa economia nas contas públicas e representa um avanço do município em direção à sustentabilidade econômica, social e ambiental.
O prefeito, Valter Aparecido Souza Correia – “Valtinho”, destaca com muita alegria estar concluindo com sucesso absoluto o 3° convênio com a Itaipu Binacional que desde o 1° iniciado em dezembro de 2017, através da gestão do Marcel Micheletto, vem favorecendo o desenvolvimento ambiental do município. “Tenho que destacar que o resultado desse sucesso foi através de muito trabalho de toda equipe municipal e do constante incentivo da Itaipu Binacional, com destaque ao Gestor de Bacia, Giandrei Dudek”. “Considero que nosso município está em constante expansão também na área ambiental e isso continuará evoluindo favorecendo toda população de Assis Chateaubriand”, conclui.