A tecnologia inédita desenvolvida para a produção de alevinos sagrou a Copacol como vencedora do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano realizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Com foco em sustentabilidade, a UPA (Unidade de Produção de Alevinos), em Quarto Centenário, foi inscrita na Categoria Inovação, garantindo o Troféu de Ouro do evento realizado a cada dois anos em Brasília. Ao todo, nesta edição, foram 711 cases inscritos de 574 cooperativas de todo o Brasil.
O sistema implantado pela Copacol no Oeste do Paraná possui uma característica exclusiva, unindo baixo consumo de recursos naturais e biossegurança, com um modelo inspirado em Israel. Em todas as atividades, a Cooperativa investe em estratégias de inovação. A tecnologia é uma grande aliada para melhor performance no campo, da ração elaborada, passando pela criação dos peixes, a industrialização, até chegar à mesa do consumidor. A UPA é resultado dessa visão de futuro adotada pela Cooperativa. “São ciclos de crescimento que resultam de estudos sobre ideias inovadoras. A UPA de Quarto Centenário é uma dessas ações desenvolvidas nestas seis décadas de existência da Copacol. Mas nossos projetos inovadores envolvem a produção de grãos em nosso Centro de Pesquisa, toda a avicultura – desde genética, manejo até melhor performance industrial -, além da suinocultura, com projetos que priorizam o bem-estar animal”, afirma Valter Pitol, que comemora a quarta premiação da Copacol no SomosCoop: os dois primeiros troféus vieram em 2016: Ouro na categoria Intercooperação, com a implantação da Unidade Industrial de Aves em Ubiratã, mantida em parceria com a Coagru; e Prata, na categoria Cooperativa Cidadã, graças aos projetos sociais desenvolvidos na comunidade. Em 2020, o troféu de Prata foi alcançado com uma intercooperação com a Coopatos, no compartilhamento do projeto de recria de novilhas. “A OCB reconhece as práticas exemplares desempenhadas pelas cooperativas. É uma honra estar entre as premiadas novamente, compartilhando esse projeto inovador que desenvolvemos e que resulta em avanços na piscicultura no Oeste do Paraná”, afirma Pitol.
O Prêmio SomosCoop destaca as iniciativas que promovem o cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável. A banca é rigorosa na avaliação, com uma apuração detalhada sobre cada projeto inscrito. Na categoria disputada pela Copacol, o Troféu de Prata ficou com o projeto Classificação da Qualidade da Soja por Imagem utilizando Inteligência Artificial, da Cocamar (PR), e o bronze, com o projeto o Uso de Inteligência Artificial para Estimar a Produtividade do Amendoim, da Coplana (SP).
“Gosto muito do modelo de atuação da Copacol, que ao ser uma das premiadas, nos demonstra um caminho a ser seguido. O cooperativismo precisa ser evidenciado, desde a capacidade transformadora no campo até toda a geração de prosperidade. Parabenizo a Copacol, toda a família Copacol, vocês estão de parabéns”, enaltece o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Autossuficiente em alevinagem
A primeira UPA da Copacol completou uma década de existência e fica em Nova Aurora, com resultados extremamente elevados: a produção supera 50 milhões de alevinos/ano. Além de ampliar as oportunidades a campo, a nova UPA, em Quarto Centenário, implantada há um ano, consolida o pioneirismo da Cooperativa, garantindo a autossuficiência na produção de alevinos, com meta de atingir uma produção anual de 100 milhões de alevinos/ano.
Na estrutura premiada nacionalmente, a água utilizada nos sistemas tem como origem poços artesianos. Além disso, o volume representa apenas 10% do que é utilizado no método convencional. “A sustentabilidade é um princípio essencial para a atividade, por isso, buscamos um modelo inovador, que conservasse nosso bem maior, a água. Tivemos muitos desafios neste primeiro ano, no entanto, cada etapa foi superada proporcionando uma experiência de toda a nossa equipe técnica”, afirma o gerente da Integração Peixes, Nestor Braun.
Assessoria