Nesta terça-feira (3), em Curitiba, o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Marcel Micheletto, proferiu um discurso carregado de emoção e gratidão. Em sua última fala na Casa, Micheletto se despediu de sua trajetória como deputado para assumir, mais uma vez, o comando da Prefeitura de Assis Chateaubriand, cargo conquistado após vencer as eleições de outubro deste ano.
“Estou no meu segundo mandato. No primeiro, fui secretário estadual de Administração e líder do Governo, enfrentando dias difíceis, como a venda da Copel. Tenho muito orgulho dessa carreira, criei amizades e construí pontes. Peço desculpas se, em algum momento, passei do limite. Muitos me perguntam se vou concluir essa nova caminhada como prefeito de Assis. Sim, serei prefeito, assumo em 1º de janeiro. Na próxima segunda-feira, serei diplomado e, logo depois, tiro férias para recarregar as energias”, destacou Micheletto.
Com 73 mil votos conquistados em 2022, sendo o deputado estadual mais votado da região Oeste do Paraná, Micheletto expressou os motivos pessoais que o levaram a tomar essa decisão: “Foi um ato de coragem. Estou nesta estrada há 17 anos. Meu pai foi deputado federal por seis mandatos, e esta escolha foi profundamente pessoal. O que me fez voltar para casa foi a ausência de estar perto dos meus filhos e o compromisso com minha mãe, que está acamada.”
Em sua fala, ele também agradeceu aos colegas parlamentares, à equipe que o acompanhou ao longo dessa trajetória, e destacou sua relação de confiança e respeito com o governador Ratinho Junior. “O Governador Ratinho Junior é um irmão. Ele acreditou em mim, e eu acreditei nele. Juntos, construímos um trabalho de proximidade e resultados.”
O discurso de despedida de Marcel Micheletto reflete não apenas a conclusão de um ciclo importante, mas também o início de uma nova etapa, repleta de desafios e com o mesmo compromisso que sempre guiou sua vida pública: trabalhar pela sua cidade, por sua gente e pelos valores que o movem.
O deputado Nelson Justus afirmou que Assis Chateaubriand ganha um grande prefeito e a Assembleia Legislativa perde um excelente deputado. “Você segue os caminhos de seu pai e vai deixar saudades aqui, não só pelo trabalho político que fez. Você conseguiu grandes amigos e sua figura emblemática fará falta”, disse.
O deputado estadual Soldado Adriano expressou seu orgulho e satisfação em dizer que Micheletto é um grande irmão e exemplo. “Em sua trajetória política, chama a atenção sua lealdade ao governador Ratinho Junior. Você tem ajudado a construir esse grande estado, que está ajudando a construir o Brasil. É um grande político, mas, sobretudo, um grande ser humano”.
Para o deputado Cobra Repórter, os colegas aprenderam bastante com Micheletto. “Política é assim, temos que buscar o que é importante não só para nós, mas para a população”. O deputado Evandro Araújo desejou sucesso na nova caminhada. “Assis Chateaubriand ganha com a qualidade de homem público que você é. Um dos motivos é ficar perto da sua família. Parabéns pela decisão e pela caminhada”.
O deputado Marcio Pacheco destacou a importância de Micheletto como liderança, especialmente para a região Oeste do Paraná. “Sua capacidade de liderar grandes conquistas é impressionante. Você é um grande homem público, com coragem e merece o respeito de todos nós”.
O deputado Gilson de Souza celebrou o resultado das urnas em Assis Chateaubriand como reconhecimento de um excelente trabalho. “Sei que fará um trabalho ainda maior e celebro seu legado de integridade e fidelidade”. O colega Luiz Corti reforçou as palavras. “É emocionante ouvir um estadista. Cumprimento vossa excelência, que faz uma sucessão histórica. A fruta não caiu longe do pé. Parabéns pela exitosa caminhada”.
O deputado Marcel Rangel foi enfático. “Sinto-me entristecido de não tê-lo ao meu lado como deputado atuante, mas fico feliz pelo sucesso que você teve, retornando para a sua família e cidade”.
O deputado Ademar Traiano, presidente da Alep, agradeceu os préstimos de Micheletto como vice-presidente da Casa. “Vossa excelência tem sido um companheiro dedicado e leal. Sua decisão foi acertada e sabemos como é difícil para quem se dedica à vida pública. Quando a causa é nobre, a decisão deve ser elogiada”.
O deputado Gugu Bueno lembrou da amizade sincera com Micheletto, que o oportunizou a chegar à Assembleia. “Quando fiquei na primeira suplência, me deu a oportunidade de ser deputado. Graças a essa generosidade, aprendi muito”. O deputado Batatinha desejou que Deus continue abençoando Micheletto. “Obrigado pelos conselhos e informações, nunca esquecerei. Um dos mandamentos de Deus diz que devemos honrar pai e mãe e você honrou”.