Um agradável encontro marcou a comemoração dos quatro anos de fundação da Academia de Letras do Oeste do Paraná, que serão completados nesta quinta-feira (05). O evento, realizado no domingo (1º), na sede da Associação Comercial de Assis Chateaubriand, coroou também um ano repleto de realizações.
De acordo com a presidente da ALOP, Celina de Oliveira Barbosa Gomes, a Alop já está se consolidando como uma instituição relevante para a comunidade, graças à genialidade de seus membros e suas ações coletivas. Um reflexo é que a ALOP, recentemente, recebeu título municipal de Utilidade Pública e no futuro deverá receber o título estadual. A presidente citou uma série de projetos e participações em ações desenvolvidas em parcerias com outras instituições, entre elas, a Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo Regional de Educação, escolas do interior, Ministério Público do Trabalho, APP-Sindicato e o IFPR. Vale destacar que as oficinas do projeto “A Academia vai a Escola” foram submetidas e aprovadas pela lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo, que rendeu recursos financeiros à Alop. Durante o ano de 2024 a Academia também foi enquadrada na Lei Aldir Blanc e também se estabeleceu em sua sede, cedida em uma sala na Casa da Cultura.
Em relação a produção literária, a presidente destacou a entrega do livro que reuniu uma coletânea dos três concursos realizados pela ALOP, no “Farol da Poesia” e ainda, através de seus membros, a participação do lançamento de vários livros.
Sobre a divulgação da ALOP, Celina citou a colaboração de vários veículos de comunicação da região e também a participação no 18º Encontro das Academias Letras, Ciências e Artes, realizado em Pato Branco, onde a ALOP ficou muito bem posicionada.
Durante seu primeiro ano na presidência da ALOP, além da agenda oficial, Celina também visitou vários confrades e confreiras que estão em convalescença. Ela agradeceu o empenho de todos nas ações e também a presença no evento comemorativo, em especial, aos que vieram das cidades mais distantes, uma vez que ALOP reúne intelectuais de 18 municípios da região.
CONFRATERNIZAÇÃO – Durante o evento, foi realizado o Momento Espiritual, que contou com uma reflexão apresentada pelo confrade Guido Cenci; já no Momento Cultural, o poeta, Fernando Silveira, recitou dois belíssimos poemas; a oração em agradecimento ao saboroso almoço foi celebrada pelo Pastor Roberto Cosme dos Santos.
CLIC NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA
https://www.facebook.com/oregionalassis/videos/1632768087637986