O reconhecimento foi divulgado nessa semana pelo Ministério da Educação (MEC)
O município de Jesuítas atingiu a nota 100 em levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que reconhece as boas práticas de gestão pública da educação alinhadas ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (CNCA).
O Selo Ouro de Alfabetização é uma iniciativa do MEC através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem o objetivo garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental. O MEC avalia as ações estruturantes e de integração com o território estadual; a institucionalização da política de alfabetização; a implementação de políticas de alfabetização; as ações de formação docente; e a distribuição de materiais didáticos complementares.
Para a secretária de Educação, Esporte e Turismo de Jesuítas, a professora Elaine Arrigoni, essa conquista é resultado de muito trabalho de todos os professores, diretores, coordenadores e equipes da Secretaria. “Todos têm um papel fundamental na formação das nossas crianças e o Selo reconhece esse trabalho. Nossos profissionais da educação estão integralmente comprometidos em alcançar as metas de alfabetização”, afirma.
O prefeito Edicarlos Grizotto ressalta a responsabilidade do município em garantir que todos tenham acesso à educação. “Sabemos que a educação é o que transforma a vida das pessoas para melhor e por isso estamos sempre investindo em políticas públicas e ações que agregam ainda mais no sistema de ensino de Jesuítas. E vamos continuar priorizando as melhorias necessárias para o setor”, garante.
Investimento
São inúmeros os investimentos realizados no setor educacional do município. Todos os anos são entregues kits de materiais e uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino; as escolas recebem melhorias e adequações físicas em suas estruturas; recentemente foram construídos diversos pontos ônibus (abrigos de passageiros) em locais estratégicos que proporcionam agilidade e segurança no transporte dos alunos; entre outros investimentos.
“Vamos fazer ainda mais pela nossa educação e os profissionais do setor. Desde que assumi como prefeito, no ano passado, e agora mais ainda, vou continuar trabalhando para que as nossas crianças continuem recebendo todo o suporte necessário para ter uma formação digna e de qualidade”, afirma Edicarlos.