As comunidades de Ouro Preto e Sol Nascente participaram neste domingo (24) do plebiscito para criação de um novo distrito envolvendo as duas localidades, em Toledo. A eleição ocorreu das 08h00 às 16h00, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças (Ouro Preto) e no Clube Sol Nascente. Com 295 favoráveis e apenas um contrário, as comunidades aprovaram a criação do mais novo distrito.
Em Ouro Preto 266 eleitores compareceram a votação e todos foram favoráveis, já em Sol Nascente todos os 30 eleitores foram votar e 29 optaram pela criação do distrito e apenas um votou de forma contrária.
Para a aprovação também era necessário que ao menos 50,00% dos eleitores mais um fossem votar para garantir o quociente eleitoral. Dos 582 eleitores das duas localidades, 296 votaram, superando os 50,00 necessários.
Os membros das comunidades também votaram para eleger o nome do novo distrito e o grande vencedor foi Ouro Preto de Toledo, com 218 votos; seguido por Ouro Preto do Guaçu, com 46; Ouro Preto do Paraná, com 18; e Ouro Preto do Sul, com 13.
“Nossa intenção seria propor Ouro Preto do Oeste, mas já existe uma localidade com este nome em Rondônia, não sendo então, permitido o seu uso”, explicou o vereador Beto Scain (MDB), proponente do Projeto de Lei que será protocolado na sequência do plebiscito, já que a maioria dos votantes optou pela criação do distrito.
A ideia inicial era ter realizado o plebiscito junto das eleições municipais, no dia 06 de outubro, porém o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) não autorizou, temendo algum tipo de confusão entre os eleitores.
Agora, após a votação e dada a entrada do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, a matéria passa pelas comissões e pelos dois turnos de votação no plenário, para então ser sancionada pelo prefeito e assim, oficializado o novo distrito.
Fonte: ToledoNews