O auditório do Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand foi palco de um encontro repleto de histórias inspiradoras e novos sonhos. Os protagonistas foram os intecambistas que participam do programa “Ganhando o Mundo”. Seus relatos emocionaram e motivaram os novos estudantes, que embarcarão nesta incrível jornada de aprendizado e transformação pessoal a partir de janeiro. O evento, realizado na tarde de quinta-feira, (21), reuniu diretores, professores, familiares e alunos, dos quais, seis que já participaram do programa e doze que foram selecionados para o intercâmbio que será realizado em 2025.
Os alunos do NRE de Assis Chateaubriand intengram o grupo de 1,2 mil estudantes da rede estadual do Paraná selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo. Eles embarcam ano que vem para estudar por um semestre no exterior, onde serão hospedados em casas de famílias pré-selecionadas e com todas as despesas pagas. O destino são cinco países: 500 alunos vão para o Canadá, 200 para a Austrália, 200 para a Nova Zelândia, 150 para o Reino Unido e 150 para a Irlanda – este último país o novo destino do programa.
De acordo com a chefe do NRE de Assis Chateaubriand, Rosilane Celi Karaziak Merquides, que inclusive já participou do Programa no Chile, disse que o encontro foi um momento de celebração, uma vez que o programa Ganhando o Mundo representa muito mais do que um intercâmbio: é uma porta aberta para a formação de cidadãos globais, para o fortalecimento de competências e para a construção de histórias de vida inspiradoras. Ela ressalta que as os relatos que os intercambistas compartilham com seus colegas de sala de aula, ao falar das experiências com as famílias, escolas e vivências são encantadores. Rosilane explica que os alunos são selecionados através de um ranking que prioriza: notas, frequência escolar, monitoria e fluência na língua estrangeira. Oportunamente, ela falou da importância dos pais incentivarem os filhos a estudarem outros idiomas, citando que a Secretaria de Educação do Paraná disponibiliza uma plataforma gratuita para aprendizagem da língua inglesa.
GANHANDO O MUNDO – Criado em 2019 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o inédito programa de intercâmbio estudantil já levou 1.240 estudantes da rede estadual para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou professores, diretores e chefes de NREs para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.
Os alunos que concluíram o intercâmbio:
Austrália Maria Clara da rocha – Padre Anchieta Gustavo Afonso da Silva – Padre Anchieta Murilo Antônio de Souza Nunes – Padre Anchieta Laura Isabelli Simadon Adevente – Machado de Assis Nova Aurora. Rafaely Mendes Vieira Wenceslau – Bras Nova Aurora Canadá Gabriela Piekarczyk Bittencourt Chateaubriandense – Assis |
Relação intercambistas 2025 Cauã Barros Santos – Padre Anchieta – Canadá Fernanda De Farias Macedo – Padre Anchieta – Estados Unidos Emili Juliani Moreira Raizi – Getúlio Vargas – Austrália Erika Priscila Russin – Reino Unido Igor Lucas Ferreira – Antônio Franco – Austrália Joao Pedro Maciel Lopes Dias – Vinícius de Moraes – Canadá Joao Victor De Oliveira Neves – Wenceslau – Canadá Livia Yurie Nakayama Rufino – Padre Anchieta – Estados Unidos Lorena Campos Cezar – Machado de Assis – Reino Unido Manuela Roman de Sá – Humberto – Austrália Nicolly Daniela Melim Michelin – Guimãres Rosa – Irlanda Victor Gabriel Camargo – Padre Anchieta – Canadá |