Na noite de terça-feira (12), o Centro de Convenções (Auditório Municipal) foi palco da cerimônia de lançamento dos livros “João Vermelho de Raiva”, de autoria da psicóloga Silvana Pedro, e “Estações da Vida em Verso e Prosa – Coletânea de Textos Literários”, produzido pela ALOP – Academia de Letras do Oeste do Paraná.
Silvana Pedro, psicóloga atuante nas áreas clínica e educacional, fez questão de ressaltar a sua alegria em lançar o livro “João Vermelho de Raiva” e agradeceu o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand na execução do projeto e a todos os companheiros de trabalho. A obra contou com a ilustração de Maicon Machado, arquiteto e urbanista, que também é reconhecido por seu trabalho nas artes visuais. A produção dessas obras foi possível graças aos recursos federais provenientes da Lei Paulo Gustavo.
A coletânea “Estações da Vida em Verso e Prosa” é um marco importante para a ALOP, que busca e guarda os elementos literários e culturais do Oeste do Paraná. A obra reúne textos literários premiados nos concursos realizados pela academia em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de Assis Chateaubriand. Na grande noite, os premiados entre o primeiro e décimo concurso municipal com o tema “Morada Amiga” receberam exemplares da obra com seus poemas.
Durante o evento, a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral, parabenizou os autores pelos lançamentos, ressaltando a importância da valorização da produção literária local. O membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná-ALOP, Fernando Silveira, emocionou os presentes ao declamar um poema durante a cerimônia.
Além dos autores e membros da academia, estiveram presentes diversas autoridades locais, como os vereadores: Ademir Aparecido da Silva e Osmar Aparecido Rinki; o coordenador de Cultura, Lucas Ferracini; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosimeire Cisz Lorenzini; e a presidente da Academia de Letras do Oeste do Paraná – ALOP, Celina de Oliveira Barbosa Gomes.
Os livros “João Vermelho de Raiva” e “Estações da Vida em Verso e Prosa” representam o resultado do esforço e talento de seus autores, bem como o apoio e incentivo da comunidade local. Que essas obras possam inspirar novas gerações de escritores e leitores, contribuindo para o enriquecimento cultural e intelectual da região.