O que dizer das catástrofes naturais em todo planeta? Vejam que vários países tem sido alvo de eventos cataclísmicos onde a ciência e outros estudiosos continuam trazendo como respostas as condições climáticas do planeta, onde toda natureza é afetada, gerando consequências drásticas para a vida humana, e em toda cadeia vegetal e animal!
Quando falo de um planeta em agonia, o que vemos além dos conflitos entre as nações que como consequência se transformam em guerras, mortes e destruição. Onde milhares de famílias são afetadas, algumas tendo que abandonar seu país de origem buscando refúgio em outros. Ademais, penso que agonia maior do planeta, está muito além da imaginação do homem, está naquilo que atinge e afeta de maneira direta a natureza humana, sua sustentabilidade e todos os ciclos nutrientes.
Diante das mudanças climáticas que afetam o mundo inteiro, é preciso não só fazermos avaliações isoladas, mas arguições mais profundas, que vão mais distantes de um mundo local. Vejam que as tragédias estão cada vez mais constantes em vários lugares do planeta e devem ser observados os seguintes pontos. Podemos começar com a desolação e devastação das águas, vejam que localidades inteiras são destruídas pela força das águas. As queimadas em matas, florestas e plantações, afetando toda uma biodiversidade, ou seja, plantas, animais e toda uma cadeia orgânica, assim, microrganismos, chegando aos arredores das cidades onde animais, casas, celeiros e outros também são atingidos. O calor aumentou violentamente, tornando-se insuportável em determinados lugares, onde a insolação, causa disfunção no organismo, podendo ser fatal, levando pessoas a morte. As estiagens e secas dos rios, significam a diminuição das águas em vários lugares do planeta, onde alguns já não existem mais água doce ou água natural potável.
Outras consequências geradas por esses descontroles climáticos, são os impactos na saúde das pessoas e consequentemente, aumento das doenças. Os Estados Unidos, Europa, Ásia e outras partes do mundo, estão preocupados, e estão envidando todos esforços para evitar tais desastres não só na natureza, bem como na vida humana, e isso, em relação as epidemias já existentes, assim como outras que estão por vir. Nunca na história da humanidade se viu tantas doenças que se alastram trazendo angustia as pessoas. Depois da Covid 19, a doença mais presente em diversos países, é a dengue, levando milhares de pessoas a óbito. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial, com 6,3 milhões de casos prováveis em 2024.
É bem verdade que esse divergente climático, pode ter impactos significativos em diferentes regiões do planeta. Mas o que vem acontecendo no planeta terra, e que tem deixado as nações e seus governantes perplexos, é o desconhecimento das profecias bíblicas. E como teólogo e estudioso da Bíblia, não poderia deixar de mencionar aqui, o que ela traz em relação a esses fenômenos. Ns palavras proféticas de Jesus no evangelho de Lucas, capítulos: 21 v; 7… Ele fala: De guerras entre as nações, terremos, maremotos, epidemias, e coisas espantosas, e a terra será assolada, desolada isto em vários lugares”.
Meu caro leitor, você há de convir que é a Terra é um planeta em agonia, é exatamente o que já estamos vivendo. Que Deus nos ajude a suportar esses momentos.
Roberto Cosme do Santos é Sociólogo Bacharel em Teologia com especialização em Psicologia Pastoral, Palestrante, Terapeuta e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |