Um trabalho que desenvolve pessoas, melhora a qualidade de vida de famílias e traz desenvolvimento e renda para o campo e a cidade: assim pode ser descrito o modelo de cooperação realizado pela Copacol ao longo de 61 anos de história. É esse trabalho que chama a atenção de pessoas em todo o mundo. E para conhecer como é essa forma de negócios uma comitiva da Argentina visitou a Copacol. Na pauta do grupo esteve a diversificação oferecida aos cooperados, a sucessão familiar e os projetos desenvolvidos com cooperados, colaboradores e a comunidade.
O grupo de produtores da AFA (Agricultores Federados Argentinos), considerada a principal cooperativa agropecuária da Argentina, foi recepcionado pela Diretoria Executiva da Copacol. “O cooperativismo é feito de diálogo. Receber a visita de produtores argentinos para trocarmos informações e experiência é gratificante para nós. Isso fortalece o vínculo cooperativista e permite que mutuamente nos desenvolvamos e avancemos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
A programação da comitiva iniciou com uma conversa com Pitol, que apresentou o modelo de negócios desenvolvido pela Copacol. Na sequência, eles puderam conhecer como é feito o trabalho do Copacol Supermercados e visitaram a unidade em Cafelândia. Para complementar a experiência e troca de informações, os argentinos tiveram ainda um bate-papo com os cooperados Anderson Zuck e Jaime Pereira, que falaram sobre a integração de bovinocultura de leite e grãos, respectivamente. Os produtores mais jovens que também estavam na comitiva tiveram ainda uma conversa com o cooperado Andrei Buss, que falou sobre sucessão familiar e o Grupo de Jovens Copacol.
Momento importante
A comitiva visitou cooperativas paraguaias e brasileiras para trocar informações sobre cooperativismo. Na Copacol, a forma como os negócios são desenvolvidos chamou a atenção, destaca o presidente da AFA, Darío Renato Marinozzi. “Nosso objetivo com essa visita é estreitar as relações, além de compartilhar experiências. A partir desse intercâmbio pudemos conhecer muito mais à fundo todo o trabalho que é desenvolvido com cooperados e colaboradores pela Copacol, que se mostrou forte, sólida e diversificada nos negócios, além de bastante industrializada. Nós da AFA somos uma cooperativa muito grande, mas em valor agregado ainda temos muito no que crescer. Trocamos boas experiências e percebemos que temos o mesmo objetivo que a Copacol: fazer o melhor para o nosso cooperado”.