Na tarde desta sexta-feira (25), a Oficina do Ofício de Assis Chateaubriand sediou uma importante capacitação em parceria com o SESC ( Serviço Social do Comércio), voltada para equipes da área de Assistência Social. O foco do evento foi o trabalho com a pessoa idosa, por meio de palestras, oficinas, dinâmicas, interações e práticas, visando capacitar profissionais que atendem idosos, como enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e demais colaboradores.
Durante a capacitação, foram abordadas atividades voltadas ao estímulo cognitivo da pessoa idosa, incluindo exercícios de linguagem, raciocínio, atenção, concentração, memória, cálculo e criatividade. O objetivo dessas atividades é contribuir para o desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos de idade.
Além disso, foi destacado o papel do Desenvolvimento Comunitário, que busca promover e fortalecer a capacidade local, incentivando o autodesenvolvimento da comunidade e o protagonismo de seus membros. O Projeto Sesc em Rede foi apresentado como uma iniciativa para impactar positivamente e fortalecer o autodesenvolvimento local, estabelecendo redes colaborativas por meio de ações nas localidades que não possuem Unidades de Serviço do Sesc no Paraná. Essas ações englobam atividades culturais, de lazer, ação social e saúde.
As informações sobre a capacitação foram repassadas pelas técnicas responsáveis, Bruna Strelin e Georgett Ribeiro Zancanaro. A secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, ressaltou a importância dessas iniciativas e reafirmou o compromisso em promover a qualificação dos profissionais que atuam junto à pessoa idosa.
A capacitação realizada em parceria com o SESC representa um avanço significativo no fortalecimento das práticas voltadas para a pessoa idosa, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas em promover um atendimento qualificado e humanizado para esse público.
Na oportunidade participaram, além dos profissionais de Assis Chateaubriand, profissionais dos municípios de Jesuítas, Formosa do Oeste, Tupãssi e Brasilândia do Sul.