Nessa quarta-feira (23), César Piva Glinglani participou de uma reunião com os membros do Rotary Club de Assis Chateaubriand para a prestação de contas da venda de materiais reciclados, doados para ações solidárias realizadas por ele no município. O jesuitense tem a parceria com o clube de serviço há vários anos.
César desenvolve, há mais de seis anos, trabalhos solidários e campanhas de arrecadação de materiais como tampas de plástico e metálicas, lacres de latinhas (alumínio), blister (cartelas de remédios), esponjas de lavar louças usadas, canetas sem tinta ou vencida, chapas de radiografias, entre outros itens que podem ser reutilizados.
O Projeto Latinha na Roda, idealizado por César, ganha adeptos a cada dia e tem ajudado cada vez mais pessoas em Jesuítas. A parceria com o Rotary já resultou na compra de nove cadeiras de rodas e nove cadeiras de banho, em 2021, quando aconteceu a primeira venda de materiais. Na época, foram vendidos 431,50 kg de lacres de alumínio, 607 kg de tampas plásticas e 715 kg de tampas metálicas, totalizando R$ 4.157,00.
Já neste ano, a venda de 56 kg de lacres de alumínio, 2.003 kg de tampas plásticas e 1.179 kg de tampas metálicas resultou em R$ 1.768,50 – valor que será revertido na compra de novos equipamentos de mobilidade para a população de Jesuítas.
Segundo César, o projeto tem o foco na sustentabilidade ambiental, pois retira o lixo da natureza, e também social, já que reverte na compra de equipamentos que serão emprestados às pessoas que precisam e não tem condições para comprar.
Além de toda a comunidade, César também conta com parceiros e entidades importantes para dar continuidade em suas ações, como é o caso da Cooperativa Sicredi, que faz a recolha dos materiais nos pontos de arrecadação, do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco de Jesuítas, que auxilia na separação dos itens, e Rotary Club de Assis Chateaubriand, que faz a venda dos materiais e a compra dos equipamentos de mobilidade.